Determinantes da atratividade organizacional: o impacto da experiência profissional, da experiência de resposta a anúncios de emprego e da experiência em ir a entrevistas de emprego
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1886Resumo
Atrair colaboradores a uma organização é uma fase crítica de qualquer processo de recrutamento, à qual muitos gestores de Recursos Humanos dedicam um esforço considerável. Diversos investigadores na área de recrutamento atribuem um papel fundamental à perceção de atratividade organizacional para a eficácia na fase de atração de colaboradores. Não obstante, poucos estudos averiguaram o impacto da experiência profissional, da experiência de resposta a anúncios de emprego e da experiência em ir a entrevistas de emprego na determinação da perceção de atratividade organizacional. O presente estudo propõe que a relação preditiva entre as características da função e os atributos da organização junto da atratividade organizacional é moderada pela experiência profissional, pela experiência de resposta a anúncios de emprego e pela experiência a ir a entrevistas de emprego. A amostra deste estudo é composta por 227 participantes, contendo 72 profissionais de Marketing e 155 sujeitos oriundos de cursos superiores de Marketing de duas instituições de ensino superior. Cada participante recebeu uma adaptação de um anúncio de emprego que descrevia uma função e uma organização, sendo-lhes solicitadas respostas a um questionário que continha as medidas para as variáveis do estudo. Os principais resultados evidenciaram que a experiência profissional, a experiência de resposta a anúncios de emprego e a experiência em entrevistas de emprego são fatores moderadores de algumas relações entre as características das funções e os atributos organizacionais com a atratividade organizacional. A importância e as implicações dos resultados observados são discutidos para a prática do recrutamento de colaboradores, sendo apontadas recomendações para atrair diferentes perfis de candidatos.