Relação entre responsabilidade social percebida e satisfação no trabalho: o papel mediador da imagem organizacional

Autores

  • Ana Patrícia Duarte CIS-ISCTE/IUL
  • José Gonçalves das Neves ISCTE/IUL

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1884

Resumo

Pretendeu-se com esta pesquisa perceber em que medida a satisfação dos colaboradores no trabalho se encontra associada às perceções que estes detêm do envolvimento da organização em práticas de responsabilidade social das organizações (RSO). Procurou-se também perceber em que medida a imagem que os colaboradores detêm da organização ajuda a explicar a relação anterior. O pressuposto é o de que o envolvimento em práticas de RSO fomenta uma imagem organizacional favorável, estando esta depois associada a níveis mais elevados de satisfação no trabalho. Inquiriram-se 301 colaboradores de uma organização industrial, avaliando-se a perceção do envolvimento desta em três dimensões de RSO (económica, colaboradores e comunidade/ambiente), imagem organizacional e nível de satisfação no trabalho. Os resultados mostram que, tal como previsto, a perceção que os colaboradores detêm do envolvimento da organização em cada uma das dimensões de RSO se encontra positivamente associada aos seus níveis de satisfação no trabalho. A relação da perceção do envolvimento em práticas das dimensões comunidade/ambiente e económica com a satisfação é explicada pela imagem que os colaboradores têm da organização. Face aos resultados obtidos, conclui-se que o desenvolvimento de práticas RSO pelas organizações ajuda a promover o desenvolvimento de uma imagem favorável junto dos seus colaboradores, com consequências positivas sobre a satisfação dos mesmos. As organizações interessadas em promover a satisfação no trabalho poderão fazê-lo, nomeadamente através da implementação de práticas de GRH sustentáveis e promotoras da qualidade de vida, assim como de práticas de responsabilidade externa que facilitem o desenvolvimento de uma imagem favorável.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Duarte, A. P., & Neves, J. G. das. (2014). Relação entre responsabilidade social percebida e satisfação no trabalho: o papel mediador da imagem organizacional. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (1). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1884