Estratégias empresariais e gestão de recursos humanos: estudos de caso no setor de componentes para automóvel
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i1.1877Resumo
Os diretores/gestores das empresas encontram, ainda hoje, dificuldade em estabelecer ligações entre as práticas de Gestão de Recursos Humanos e a estratégia empresarial. Todavia, é inquestionável que as empresas com pessoal qualificado e comprometido (committment) possuem maior capacidade para implementar as estratégias concebidas. Deve, pois, haver a preocupação de colocar nas empresas profissionais altamente qualificados e competentes, que serão os principais responsáveis pela identificação e implementação das estratégias. Assim sendo, esta comunicação, inserida numa investigação de doutoramento, pretende refletir sobre as inter-relações entre as estratégias empresariais e as práticas de Gestão de Recursos Humanos. O objeto de estudo é os quadros superiores das empresas do setor de componentes para automóvel. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em três empresas do mesmo setor. Os resultados sugerem que as empresas do setor de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias empresariais, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de Gestão de Recursos Humanos, num processo de (retro) alimentação mútua. A abordagem vai, assim, na direção de uma conceção da Gestão de Recursos Humanos entendida como "processo" que influencia e é influenciado pela especificidade dos contextos organizacionais, traduzidos pelas diferentes estratégias empresariais adotadas.