Fatores que afetam a transferência da aprendizagem em contexto de formação para o local de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1870Resumo
A formação profissional é uma prática de gestão de recursos humanos que procura responder às necessidades de desenvolvimento das pessoas e das organizações, podendo contribuir para a satisfação profissional e melhoria dos padrões de desempenho (Câmara, Guerra & Rodrigues, 2001). O modelo de avaliação da formação mais referido na literatura, e utilizado na prática profissional, pela sua simplicidade e carácter essencialmente prático, é o Modelo Hierárquico de Resultados da Formação de Kirkpatrick (1959), que integra 4 níveis de avaliação: reação/satisfação, aprendizagem, mudança/comportamento e resultados. Holton (1996), na sequência deste modelo, desenvolveu um outro que explica que a transferência das aprendizagens, i.e. o impacto da formação, está diretamente associada a 4 categorias de fatores: 1) características dos formandos, 2) design da formação, 3) motivação e prontidão para aprender e transferir, e 4) características do contexto de trabalho. O nosso principal objetivo é a identificação e análise de alguns dos fatores que afetam a transferência da formação para o local de trabalho (Holton, 1996), numa organização específica, prestando especial atenção à natureza da formação (carácter cognitivo vs psicomotor do saber desenvolvido), existência de componente teórica e prática (e distância temporal entre ambas), critérios de constituição das turmas, semelhança do ambiente de formação com a função desempenhada, oportunidade de aplicação dos novos conhecimentos e feedback individual. Utilizam-se metodologias quantitativas (questionário LTSI (Holton & Bates, 1998), simulação de cálculos e estatísticas) e qualitativas (entrevistas exploratórias). A recolha de dados realizou-se numa organização industrial com mais de 400 colaboradores e a amostra envolve 99 formandos que frequentaram dois cursos de formação entre 2009 e 2010. Analisa-se o grau de transferência de conhecimentos desenvolvidos na formação para o local de trabalho, bem como o efeito dos fatores anteriormente identificados sobre aquele processo. Procura-se ainda extrair orientações para a prática profissional tendo em vista maximizar a transferência das aprendizagens para o local de trabalho.