Satisfação profissional: comparando o setor público e o setor privado
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1868Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal perceber o nível de satisfação profissional de trabalhadores do Setor Publico e do Setor Privado, face a várias dimensões do trabalho. Este objetivo nasce da expectativa criada face à atual conjuntura económica de recessão e do facto do regime laboral público ter sido alvo de uma reestruturação profunda, sendo a prova mais explícita a publicação das novas relações de trabalho público que passam a reger-se pelo Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações e o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas. Numa amostra de 437 trabalhadores do setor público e privado, a par da avaliação de variáveis demográficas, foi administrado o questionário “Satisfação no Trabalho” (ST; Vieira & Coimbra, 2006). Este instrumento permite avaliar a Satisfação com o Conteúdo do Trabalho, com as Relações do Trabalho e com as Compensações do Trabalho. Os resultados evidenciam diferenças entre o setor público e privado, as quais são apresentadas e discutidas no presente trabalho.