Recrutamento online no setor da Hotelaria

Autores

  • Maria de Lurdes Calisto Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1849

Resumo

Cada vez mais candidatos visitam os websites das empresas para procurar informação sobre ofertas de emprego e as empresas cada vez mais utilizam o seu website como ferramenta de recrutamento e de divulgação da sua marca de empregador. Torna-se cada vez mais importante que as empresas apresentem websites ricos em informação sobre as ofertas de emprego mas também sobre a cultura da empresa, benefícios e oportunidades de desenvolvimento, e outras informações, tentando assim atrair os melhores. Neste artigo exploramos a forma como as maiores empresas do setor hoteleiro em Portugal utilizam os seus websites para atrair candidatos. Realizámos um estudo exploratório no qual os websites de 30 empresas do setor forem analisados em detalhe. Apenas analisámos os websites em português mesmo quando as empresas pertencem a cadeias internacionais. O principal resultado deste estudo é que à parte alguns casos, a maioria das empresas têm ainda espaço para tornar os seus websites mais ricos. Os resultados deste estudo permitem que os gestores de empresas do setor comparem a sua empresa com as maiores do mercado, neste aspeto. Academicamente este estudo contribui para o estudo das práticas de gestão de recursos humanos no setor hoteleiro em Portugal que apesar da sua relevância económica e social continua pouco estudado. A maior limitação prende-se com o facto de a maior parte das empresas estudadas constituírem na realidade cadeias de hotéis, algumas internacionais, e poderem por isso não ser representativas do setor como um todo.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Calisto, M. de L. (2014). Recrutamento online no setor da Hotelaria. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1849