O Empowerment e a confiança dos enfermeiros: impacto na satisfação e no empenhamento organizacional
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1846Resumo
A literatura na área do comportamento organizacional tem enfatizado a ideia que as pessoas reagem racionalmente às situações de trabalho em que se encontram. Quando as situações de trabalho se estruturam de forma a empoderar as pessoas e a criar condições para o estabelecimento de relações de confiança as organizações beneficiam em termos da atitude positiva dos seus colaboradores e em termos de eficácia e eficiência. Esta questão assume uma grande centralidade em contextos organizacionais como os atuais por duas ordens de razões: 1) as organizações vivem processos de reestruturação e reengenharia em prol da eficiência e da eficácia; 2) os gestores de recursos humanos têm como principal objetivo a criação de condições favoráveis à eficiência do trabalho. Neste cenário, o empoderamento e a confiança nos supervisores tornou-se um elemento determinante dos resultados organizacionais, nomeadamente do empenhamento e da satisfação. A literatura neste domínio enfatiza que as situações de trabalho que se estruturam de forma a permitir o acesso à informação, aos recursos, dar apoio e a oportunidade aos seus colaboradores de aprenderem e se desenvolverem, são estruturas que capacitam os seus colaboradores a atingir os resultados organizacionais. Por outro lado, a confiança tem um impacto significativo em importantes fatores organizacionais, tais como, a coesão dos grupos, a perceção de equidade nas decisões, nos comportamentos de cidadania organizacional, a satisfação no trabalho e, a eficácia organizacional. Sem confiança, as pessoas não conseguem trabalhar em grupo, exceto sob condições de rigoroso controlo. O objetivo deste artigo consiste no estudo do empowerment e da confiança, nos supervisores por parte dos enfermeiros e o seu impacto nos resultados organizacionais, medidos através de indicadores comportamentais, isto é, através dos níveis de satisfação no trabalho e de empenhamento organizacional. Este estudo suporta-se numa metodologia quantitativa traduzida na aplicação de um questionário. Os questionários foram respondidos por profissionais de enfermagem a exercerem funções no Centro Hospitalar do Médio Ave – Unidade de Famalicão e Santo Tirso – dos diversos serviços. Uma vez que o estudo se encontra ainda na fase de recolha dos questionários e análise dos dados, não é possível apresentar as conclusões finais. Todavia, espera-se contribuir para a compreensão do efeito direto ou indireto do empoderamento na satisfação no trabalho e no empenhamento organizacional dos enfermeiros. Enfermeiros empoderados, devem reportar uma maior satisfação no trabalho e um maior empenhamento organizacional, em comparação com os enfermeiros não empoderados. Por outro lado, contribuir para a análise do efeito indireto do empoderamento na satisfação no trabalho e no empenhamento organizacional dos enfermeiros, através da perceção de confiança no enfermeiro-chefe. Ou seja, espera-se concluir que o empoderamento aumenta o nível de confiança no enfermeiro-chefe, e que por sua vez aumenta a satisfação no trabalho e o empenhamento organizacional dos enfermeiros. Os resultados serão discutidos e apresentadas contribuições para a prática e política de Gestão de Recursos Humanos.