As perceções de justiça organizacional na avaliação de desempenho em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1822Resumo
O presente artigo visa dar um contributo para uma maior compreensão da importância de se considerar a temática da justiça organizacional na implementação do sistema de avaliação de desempenho dos enfermeiros, com o propósito de se fomentar a participação, interesse e compromisso destes profissionais. Para o efeito efetuou-se uma revisão da literatura sobre estas temáticas: avaliação de desempenho, justiça organizacional e seus efeitos em atitudes como a confiança/neutralidade no avaliador, qualidade da relação avaliador/avaliado e negociação/participação do avaliado no processo de avaliação de desempenho. O estudo foi realizado nos 11 Centros de Saúde (Belmonte, Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Sertã, Proença-a-Nova, Oleiro e Vila de Rei) pertencentes à Sub-Região de Saúde de Castelo Branco. Procedeu-se, inicialmente, à elaboração e validação dos instrumentos de medida das variáveis dependentes (justiça procedimental, justiça interacional e justiça distributiva) e das quatro variáveis independentes (características sócio-demográficas, confiança/neutralidade no avaliador, qualidade da relação avaliador/avaliado e negociação/participação do avaliado no processo de avaliação de desempenho). Os resultados das análises de regressão múltipla revelam que a perceção de justiça interacional é influenciada pela confiança/neutralidade no avaliador; a perceção de justiça procedimental dos enfermeiros avaliados no processo de avaliação de desempenho é influenciada pela qualidade da relação avaliado/avaliador; e a perceção de justiça distributiva é influenciada pela negociação/ participação dos enfermeiros avaliados no processo de avaliação de desempenho. Estes resultados evidenciam que fomentar as perceções de justiça no que se refere às classificações atribuídas, ao processo em si mesmo ao modo como ele é conduzido pelo avaliador, pode reforçar, ainda mais, as consequências positivas resultantes do processo de avaliação, conseguindo-se um maior envolvimento dos trabalhadores.