Entidades empregadoras vs entidades formadoras: uma relação de responsabilidade (social) na construção de perfis de competências
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1800Resumo
Um estudo de caso aplicado ao distrito de Setúbal, com o objetivo de diagnosticar prospetivamente as necessidades de formação desta unidade territorial, perante a dinâmica presente e futura dos setores de atividades, vem enfatizar a relevância do papel das entidades formadoras e empregadoras, e da sua interação contínua, para uma eficiente construção dos perfis de competências essenciais ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma responsabilidade que, pelas suas particularidades, ultrapassa a missão de cada uma daquelas entidades, na medida em que condiciona direta e indiretamente a qualidade de vida das populações locais e o desenvolvimento social e económico de território, tocando, nesta ótica, o conceito de responsabilidade social. Nesta interação dinâmica surge também o território, para completar a trilogia, enquanto palco destas relações, seu inibidor ou catalisador, cujas características (competências) são consideradas determinantes no rumo e no ritmo do desenvolvimento, na fixação das organizações e, consequentemente, na criação de postos de trabalho e no paradigma que preside à sua ocupação. Sem o intuito de generalizar, mas apenas como contributo teórico/ prático, constata-se que para além do papel autónomo de cada um destes protagonistas organizacionais, surge o que se denomina de circuito de interação formativa dinâmico, em constante adequação às reais necessidades do mercado de trabalho. Trata-se de uma relação orbicular cujo sucesso depende do bom desempenho de cada uma das dimensões e da visão estratégica dos atores a operar no território, que deverá ter como meta o desenvolvimento sustentávelPublicado
2014-04-04
Como Citar
Brito, M. B. M. de, & Valente, F. (2014). Entidades empregadoras vs entidades formadoras: uma relação de responsabilidade (social) na construção de perfis de competências. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1800
Edição
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