Serious Games: nova abordagem ao treino e formação de recursos humanos
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1798Resumo
Neste trabalho são abordados os videojogos, em geral, os serious games, em particular, e a sua aplicação no domínio do treino e formação de recursos humanos. Esta utilização tem por objetivo contribuir para um desenvolvimento mais eficaz de competências dos formandos dos formando e melhorar o seu desempenho nos processos levados a cabo no exercício das suas funções. É definido o conceito de videojogo e são explicitadas algumas das suas características que tornam viável a sua utilização como ferramenta para a aprendizagem, conduzindo à metodologia designada por games-based learning. Mostra-se ainda que existem vantagens na utilização de videojogos para essa finalidade, relativamente a metodologias tradicionais. Esta utilização de videojogos para outros fins que não de puro entretenimento está na base do surgimento do conceito de serious games ao treino e formação de recursos humanos, sendo mencionados os benefícios potenciais da sua utilização para esta finalidade. Por fim, são dados exemplos da utilização de serious games nesta área.