Competências dos docentes dos cursos de graduação em administração: uma análise das competências necessárias e exercidas

Autores

  • Yana Torres de Magalhães Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira
  • Daysa Andrade Oliveira Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira
  • Míriam Barros Assis Duarte FUNCESI

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1793

Resumo

Presenciou-se, nos últimos anos, o aumento do número de cursos, vagas e instituições de ensino superior no Brasil. Na medida em que existem mais vagas e mais alunos é natural a necessidade de um número maior de professores universitários para ocuparem os cargos nas instituições de ensino. Estes profissionais, mediante combinação de competências com suas características pessoais, as exigências do ambiente e as expectativas dos estudantes, podem contribuir para a eficácia da aprendizagem. Diante desse contexto que se desenvolveu essa pesquisa cujo objetivo foi analisar as competências dos professores do curso de administração de instituições de ensino superior de Minas Gerais. Optou-se por uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com 12 docentes de cursos de graduação em administração. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti. Foi elaborado um quadro teórico com 11 competências necessárias aos docentes do ensino superior e, a partir deste quadro, foram analisadas as competências exercidas. Apenas o trabalho interdisciplinar não é praticado por nenhum dos pesquisados, enquanto capacidade de inovação e intervenção, formação continuada e ética são exercidas por todo os entrevistados.

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Magalhães, Y. T. de, Oliveira, D. A., & Duarte, M. B. A. (2014). Competências dos docentes dos cursos de graduação em administração: uma análise das competências necessárias e exercidas. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1793