A aprendizagem organizacional: a mudança como crescimento nas organizações públicas
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1791Resumo
O presente artigo pretende contribuir para a pertinência do estudo sobre a aprendizagem organizacional. Tal abordagem via remeter para futuras pesquisas neste âmbito, tendo em vista a sua relevância num mundo contemporâneo considerado competitivo e dinâmico. Está baseado em fundamentações teóricas, tendo como objetivo apresentar conceitos sobre o processo de aprendizagem organizacional, ressaltando a sua importância no contexto das organizações públicas. Para isso, enfatizou-se a importância da prática da aprendizagem e do conhecimento nas organizações públicas, demonstrando como estas organizações podem aprender e transformar os seus espaços num ambiente de aprendizagem, para investir no desenvolvimento das competências e habilidades do seu capital intelectual. Destaca-se, deste modo, a importância dos gestores públicos no processo de aprendizagem da organização, visto que a sua confiança e aderência às mudanças propicia um clima organizacional, equilibrado e de confiança para os funcionários, motivando-os a aplicar os novos conceitos e promover uma afetiva mudança organizacional. Para clarificar o tema, apresenta-se uma experiencia de aprendizagem organizacional numa empresa pública brasileira, demonstrando de que maneira se deu a internacionalização do conhecimento adquirido e aplicação prática dos mesmo no dia a dia da organização. A conclusão evidenciou que a mudança e a flexibilidade nas organizações públicas são objetivos centrais para a aplicação da aprendizagem organizacional, bem como ficou evidenciado que existe a possibilidade de aprendizagem concreta das organizações públicas. Para tanto nesse artigo são destacados, ainda, reflexões preliminares sobre esta problemática.