A influência da nova gestão pública nas condições de trabalho dos profissionais académicos

Autores

  • Lúcia Oliveira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1789

Resumo

O surgimento da Nova Gestão Pública (NGP) tem proporcionado mudanças na organização e funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES), em particular nos profissionais académicos. A recente revisão do estatuto da carreira docente, contribuiu para a reforma do ensino superior português, iniciado com o RJIES. Esta reforma foi desenvolvida sob a égide da NGP produzindo mudanças profundas nas conceções e nas práticas das instituições e dos académicos, desenvolvendo-se um ambiente de competição exacerbada ao nível interinstituicional e individual. As garantias tradicionais de autonomia pedagógica e científica, assim como a garantia de estabilidade na carreira são crescentemente ameaçadas por exercícios de avaliação meramente numéricos. Os profissionais autónomos, com poder colegial de decisão ao nível da definição das políticas e estratégias institucionais de investigação e ensino, estão em risco de serem transformados em profissionais geridos, quer internamente, submetidos aos objetivos das instituições, quer externamente através das pressões do Estado e do mercado. Desta forma, o sistema managerial tende a suplantar o espaço formalmente ocupado pelo sistema colegial, baseado na ideia de comunidade académica autorregulada, tendo impacto não só nas estruturas de autoridade mas também na erosão do papel da colegialidade. Neste estudo analisou-se a relação entre a NGP e as condições de trabalho dos profissionais académicos, uma vez que a ideologia da NGP, introduziu nas IES uma vasta gama de discursos provenientes do mundo empresarial que vinculam valores e práticas estranhas à cultura académica tradicional.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Oliveira, L. (2014). A influência da nova gestão pública nas condições de trabalho dos profissionais académicos. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1789