O efeito mediador dos climas autentizóticos na relação entre as perceções de responsabilidade social e o empenhamento afetivo: um estudo empírico
DOI:
https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1786Resumo
Este artigo estuda se as perceções de responsabilidade social das organizações (RSO) favorecem as perceções de clima autentizótico e se estas influenciam o empenhamento afetivo dos colaboradores. Investiga, também o efeito mediador das perceções de clima autentizótico na relação entre as perceções de RSO e o empenhamento afetivo. Através de uma amostra de 239 colaboradores de dez institutos politécnicos portugueses apurou-se que: (a) as perceções de RSO explicam 56% da variância única das perceções de clima autentizótico e 20% da variância e única do empenhamento afetivo; (b) as perceções de clima autentizótico explicam 9% da variância única do empenhamento afetivo; (c) as perceções de clima autentizótico medeiam totalmente o efeito das perceções de RSO sobre o empenhamento afetivo. Pese embora as limitações do estudo, a evidência empírica obtida sugere nas organizações onde trabalham climas mais autentizóticos o que, por sua vez, contribui para estes reforçarem os laços afetivos para com as organizações onde trabalham.