O contributo da Humanização para uma melhor cidadania

Autores

  • Maria Teresa Dias Magalhães ISCET

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1782

Resumo

Atualmente vivemos numa sociedade onde o acesso à informação é cada vez mais facilitado, nomeadamente através das novas tecnologias e dos meios de comunicação social, com os indivíduos mais instruídos de sempre, onde as mudanças ocorrem a uma velocidade vertiginosa e a nível global. Surgem assim diariamente novas tecnologias e produtos, frutos de numa concorrência feroz, o que conduz a indivíduos extremamente competitivos e individualistas, que mobilizados pelas culturas das suas organizações desvalorizem a vertente social e de cidadania. Nesta ótica, como os indivíduos são a essência das organizações, estas ao não incutirem nos seus valores e códigos de conduta os comportamentos espontaneamente. Constata-se que muitos autores defendem que os comportamentos de cidadania organizacional são atos de troca social, não sendo meramente altruístas e que constituem um benefício tanto para as organizações como para os seus trabalhadores. Com base nestas premissas, procurou-se definir o conceito de comportamento de cidadania organizacional e descrever um caso concreto da aplicação deste modelo de gestão que se inter-relaciona com a própria gestão de Recursos Humanos num Serviço Hospitalar. O objeto da análise foi o Serviço de Humanização (SH) do Centro Hospitalar de São João, EPE (CHSJ), cujos valores e atuação se pretende demonstrar que conduzem à melhoria do comportamento de cidadania da organização, tanto ao nível dos colaboradores como de todos os que frequentam o hospital.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Magalhães, M. T. D. (2014). O contributo da Humanização para uma melhor cidadania. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1782