Quem conta um conto cultiva mais do que um ponto: estratégias de exploração do conto tradicional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Palavras-chave

Património Literário Oral
Leitura
Formação de Leitores
Se Houvesse Limão

Como Citar

Carneiro, R. da S., Duarte, R. M., Alves, S. L., & Macedo, A. C. (2024). Quem conta um conto cultiva mais do que um ponto: estratégias de exploração do conto tradicional no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5971

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar um conto do Património Literário Oral e suas reescritas, e apresentar estratégias pedagógicas centradas na leitura literária orientada para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, selecionou-se o conto tradicional Se Houvesse Limão, reescrito por Alice Vieira, e publicado na coleção Histórias Tradicionais Portuguesas.
No que concerne especificamente à análise de textos literários com crianças, o professor deve ter conhecimento aprofundado sobre o conteúdo da obra, fomentando práticas mais confiantes e sustentadas, sendo necessário que a análise prévia da diegese convoque pressupostos teóricos do campo de conhecimento da literatura para contextualizar as atividades de exploração propostas. Neste sentido, será feita uma breve contextualização da autora e, seguidamente, uma análise mais aprofundada da obra, incluindo a abordagem do esquema actancial e a estrutura quinária relativos à mesma.
Com o objetivo de melhorar as interações entre o aluno e o texto, as atividades desenvolvem-se ao longo de três momentos distintos, nomeadamente atividades prévias à leitura (pré-leitura), durante a leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura) (Yopp & Yopp, 2006), e a articulação de saberes entre as áreas do Português, da História e Geografia de Portugal, das Expressões Motora e Musical e da Gastronomia.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5971
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