QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA... DIVERSIDADE: A importância da Educação Literária na promoção de atitudes inclusivas na Educação Pré-Escolar
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Palavras-chave

educação pré-escolar
prática educativa supervisionada
inclusão
leitura
diversidade

Como Citar

Serrano Pereira, C., Sá, I., Barros Araújo, S., & Costa, J. A. (2024). QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA. DIVERSIDADE: A importância da Educação Literária na promoção de atitudes inclusivas na Educação Pré-Escolar. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5963

Resumo

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Lopes da Silva et al., 2016) sublinham, enquanto princípio fundacional, o imperativo de resposta a todas as crianças, reconhecendo a importância da construção de um ambiente inclusivo e valorizador da diversidade. Nesta comunicação, pretende-se apresentar e refletir acerca de ações desenvolvidas no âmbito da prática educativa supervisionada (PES) na educação pré-escolar (EPE), com ênfase na dinamização da hora do conto enquanto atividade promotora da inclusão e do respeito pela diversidade. A PES envolveu um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os três e seis anos, com origens sociais, culturais e linguísticas diversificadas, a frequentar um estabelecimento de EPE integrante do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, bem como duas formandas do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e respetivas formadoras. No âmbito de processos de investigação-ação, os dados foram recolhidos através da observação, de notas de campo no diário de bordo e registos fotográficos, aliados a processos contínuos de reflexão. A análise dos resultados obtidos levou as mestrandas a verificar um crescente envolvimento e bem-estar do grupo nos momentos de leitura, assim como um maior interesse em explorar a área da biblioteca e em envolver-se em atividades de escrita. Importa salientar que as crianças do grupo com diferentes nacionalidades também evidenciaram uma maior participação e motivação para vivenciar os momentos de leitura, que até à adoção das estratégias inclusivas eram momentos pouco prazerosos para estas. Estes processos de investigação-ação criaram condições para uma prática pedagógica diferenciada e focada nas necessidades de cada criança e do grupo, promovendo a equidade de oportunidades e o desenvolvimento profissional e pessoal das formandas.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5963
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