Mobilização da consciência e evidência histórica através da metodologia de trabalho por projeto. Conceções de crianças do 6.º ano de escolaridade
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Palavras-chave

Consciência Histórica
Evidência Histórica
Metodologia de Trabalho por Projeto
2.º Ciclo do Ensino Básico
História e Geografia de Portugal

Como Citar

Lopes, J., & Mota, L. (2024). Mobilização da consciência e evidência histórica através da metodologia de trabalho por projeto. Conceções de crianças do 6.º ano de escolaridade. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5960

Resumo

Este estudo procura analisar de que forma a aquisição de consciência e de evidência histórica, por parte das crianças, pode ser potenciada pela aplicação da Metodologia de Trabalho por Projeto. Projeto de investigação-ação desenvolvido em 2021, em contexto de estágio curricular, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Centra-se no domínio dos conceitos de segunda ordem, envolvendo a estratégia educativa de Metodologia de Trabalho por Projeto, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Visava promover a mobilização de consciência e evidência histórica, averiguar o desenvolvimento de consciência histórica mediante a estratégia educativa aplicada e analisar a importância do trabalho por projeto para desenvolver competências essenciais à apreensão de conceitos de segunda ordem. Investigação de natureza qualitativa, com recurso a observação e inquéritos por questionário, sendo os dados submetidos a análise de conteúdo. Registam-se diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, o desenvolvimento de competências históricas e a mobilização de conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas, identificando-se obstáculos na intervenção e na análise do conteúdo recolhido.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5960
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