MULHERES INDÍGENAS COMO TEMA DE ESTUDOS ETNOGRÁFICOS EM TESES DE DOUTORAMENTO DO BRASIL
BASE DE DADOS OÁSIS DO IBICT
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6562Palavras-chave:
Mulheres Indígenas, Método Etnográfico, Igualdade Gênero, Agenda 2030, Oasis-IbictResumo
Esta investigação resgata teses de doutoramento do Brasil com a temática de mulheres indígenas, de estudos etnográficos, apresentando um resumo articulado dos trabalhos importantes relativos a este domínio para servir como consulta e debate para aqueles interessados em pesquisar sobre o tema. Seu objetivo consiste em analisar a produção científica de teses de doutoramento do Brasil sobre o tema mulheres indígenas de metodologia etnográfica. A pesquisa possui nível descritivo de técnica de pesquisa bibliográfica e natureza qualitativa. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados oasis do ibict com os termos “mulheres indígenas”, delimitando a busca pelo campo título e pelo tipo de documento tese e por ano de publicação entre 2020 a 2024. Os resultados indicaram que a temática
das mulheres indígenas como sujeitos de estudos etnográficos em teses de doutoramento no Brasil ainda é emergente, embora em crescimento. Considera-se assim, a necessidade de uma ampliação da literatura da área e sugere novos estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.