Dimensões da Competência em Informação nos Currículos de Biblioteconomia da UFF e da UNAM: uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6752Palavras-chave:
competência em informação, currículo, Ensino de BiblioteconomiaResumo
Competência em Informação (CoInfo), no escopo da Ciência da Informação, engloba a interação entre fontes e usuários, objetivando a autonomia no processo de busca, uso e reuso da informação, pautados na ética e na responsabilidade. Autores como Vitorino (2011) direcionam que a CoInfo abrange quatro dimensões (técnica, estética, ética e política), as quais devem estar em sintonia. A dimensão técnica diz respeito às competências práticas para tarefas definidas. A dimensão estética abarca a percepção única de cada indivíduo sobre a informação, refletida em criatividade, imaginação e auto conhecimento compartilhado. Por sua vez, a dimensão política relaciona-se a participar das decisões e das transformações referentes à vida social, à sua cidadania. A dimensão ética caracteriza-se pelo fato de o sujeito ser capaz de assumir uma postura crítica diante das informações, ou seja, é utilizar a informação de forma responsável, visando o bem comum.
A pesquisa analisou a seguinte questão: Sob quais dimensões estão delineadas as disciplinas relacionadas à Competência em Informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM)?
A escolha dessas universidades ocorreu pelos seguintes motivos: a UFF, por ter os cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia no mesmo departamento e por ser a instituição dos autores; e a UNAM por possuir o curso de Licenciatura en Administración de Archivos y Gestión Documental, bem como o de Bibliotecología y Estudios de la Información na instituição, onde o curso de Biblioteconomia é tradicional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.