ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO REFERENTE A TEMÁTICAS INDÍGENA:
UM ESTUDO NA LITERATURA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA AMÉRICA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6747Palavras-chave:
Organização da informação, Representação da informação, IndígenaResumo
A complexidade de organizar e representar informação pode ser compreendida através do detalhamento referente aos processos, instrumentos e produtos que irão compor um sistema informacional, a necessidade dos usuários e as determinações contextuais.
Assim, os processos de tratamento da informação que resultam em produtos podem ser definidos como “[...]um conjunto de elementos descritivos que representam os atributos de um objeto informacional específico” (Brascher & Café, 2008, pp. 5). A partir dessa concepção, infere-se que os processos de Organização e Representação da Informação encontram-se intrinsecamente articulados e se desenvolvem de forma sequencial.
No presente trabalho destaca-se a relevância da organização e representação da informação voltadas às temáticas indígenas na América do Sul. Cada etnia, a seu modo, possui na sua história, particularidades que revelam formas de organização social, caracterização linguística, estruturas em que se constituem a religiosidade, as marcações da arte, ou seja, fatores particulares que unem de forma cultural, mas que distinguem cada grupo. (Albuquerque & Moraes, 2023)
A partir de referências à discussões que vêm ganhando maior relevância no campo da Ciência da Informação, como em França e Silveira (2004), Maiomone & Matos (2019), Barité e Moutinho (2023), Albuquerque e Moraes (2022; 2023), este trabalho tem como questão norteadora: de que maneira as especificidades relativas à temática indígena e aos povos tradicionais têm sido abordadas no âmbito da Organização e Representação da Informação?
O objetivo é identificar os processos, instrumentos e produtos relacionados à Organização e Representação da Informação, no que se refere às temáticas indígenas, que têm recebido maior ênfase em periódicos científicos da área da Ciência da Informação, especificamente na América do Sul.
Justifica-se a presente pesquisa a partir da percepção de que a presença ainda incipiente de sistemas de Organização e Representação da Informação sensíveis às especificidades socioculturais dos povos indígenas da América do Sul, pode resultar em apagamentos, distorções e na perpetuação de estereótipos que reproduzem uma matriz colonial. Desta forma, os processos informacionais podem ser pensados a partir da integração de saberes próprios, práticas de oralidade e vínculos territoriais historicamente construídos por esses povos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.