MÉTODOS DE ESTUDO DOS NÃO-UTILIZADORES EM BIBLIOTECAS DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6581Palavras-chave:
Não-utilizadores, Bibliotecas de ensino superior, Não-uso da biblioteca, Utilizadores potenciais, Metodologia de investigaçãoResumo
O presente texto analisa os métodos utilizados nos estudos sobre não-utilizadores em Bibliotecas de Ensino Superior (BES) na última década (2015–2025). A relevância desta análise reside na identificação de padrões, tendências e lacunas neste campo de investigação, com o objetivo de fornecer informações úteis para o desenvolvimento de métodos mais eficazes e estratégicos na compreensão do fenómeno dos não-utilizadores em BES. Dado que os estudos de natureza metodológica são ainda escassos, esta investigação propõe-se realizar uma revisão da literatura centrada nos métodos seguidos em estudos sobre não-utilizadores, recorrendo às bases de dados Web of Science, Scopus, LISA, RCAAP e b-on. Os resultados obtidos evidenciam uma predominância de revisões de literatura não sistematizadas e de estudos quantitativos baseados em inquéritos por questionário. Conclui-se que, embora seja importante continuar a realizar investigações quantitativas que permitam a recolha de dados estatísticos, recomenda-se o desenvolvimento de abordagens qualitativas complementares, ainda sem explorar nesta área.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.