Internationalization of Higher Education Institutions: An Overview of the Spanish Context
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5788Palavras-chave:
Internacionalização do ensino superior, internacionalização do currículo, ensino superior, pedagogia intercultural, educação intercultural, EspanhaResumo
Este artigo examina o estado atual de internacionalização das instituições de ensino superior na Espanha. Especificamente explora como o corpo docente, com estudantes internacionais nas suas turmas, aborda os seus cursos e emprega metodologias de ensino e como estudantes internacionais percebem essas diferentes abordagens e metodologias. Uma metodologia qualitativa foi utilizada para coletar dados. Entrevistas pessoais semiestruturadas foram conduzidas com 17 participantes (docentes e estudantes internacionais). As ferramentas utilizadas foram análises documentais e entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas na Universidade de San Jorge (Zaragoza, Espanha).
Os resultados mostram que neste contexto o processo de internacionalização ainda enfrenta alguns desafios, incluindo o nível de proficiência em inglês dos docentes, a falta de recursos para aprimorar os serviços e formação dos mesmos, com o propósito de
facilitar a integração de estudantes internacionais com uma pedagogia mais intercultural baseada na internacionalização do currículo.
Referências
Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3rd ed. Thousand Oaks: SAGE.
Crespo MacLennan, J. (2011). La internacionalización de la universidad española y su contribución a la proyección exterior del país. Real Instituto Elcano. http://biblioteca.ribei.org/id/eprint/2056/1/ARI-39-2011.pdf
European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, (2023). Erasmus+ annual report 2022, Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2766/211791
Grasset, C., Griffin, K. & Pérez-Bedmar, M. (2014). The economic impact of study abroad, Spain. http://www.spaineduprogram.es
Hans de Wit, F.H., Howard, L. & Egron-Polak, E. (2015). Internationalization of Higher Education. https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf
Knight, J. (2004). Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education 8(1). 5-31.
https://doi.org/10.1177/1028315303260832
Knight, J. (2008). Higher education in turmoil: The changing world of internationalization. Rotterdam: Sense Publishers.
Knight, J. (2012). Five myths about internationalization. International Higher Education, 62, 14-15. https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8532
Knight, J. (2013). The changing landscape of higher education internationalization – for better or worse? Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 17(3), 84-90. https://doi.org/10.1080/13603108.2012.753957
Leask, B. (2015). Internationalizing the Curriculum. Routledge.
Mestenhauser, J.A. (2011). Reflections on the past, present, and future of internationalizing higher education: Discovering opportunities to meet the challenges. Minneapolis, MN: Global Programs & Strategy Alliance, University of Minnesota.
Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (2016). Estrategia para la Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020.
https://sede.educacion.gob.es/publiventa/d/21475/19/0.
Ministerio de Universidades del Gobierno de España (2022). Datos y cifras del sistema universitario español. Publicación 2021-2022. Ed.: Secretaría General Técnica del Ministerio de Universidades.
Paige, R. M. (2005). Internationalization of higher education: Performance assessment and 32 indicators. Nagoya Journal of Higher Education, 99-123.
Peach, M. (2001). Globalization of education in Spain: From isolation to internationalization to globalization. Higher Education in Europe, 26(1), 69-76.https://doi.org/10.1080/03797720120054201
Rumbley, L. E. & Howard, L. (2014). “Soaring Spain: A dream deferred?” in International Higher Education, (74), 12-14.
https://doi.org/10.6017/ihe.2014.74.5466.
Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE) (2017). The Internationalization of Higher Education in Spain. Reflections and Perspectives. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/the-internationalisation-of- higher-education-
in-spain-reflections-and-perspectives-/educacion-europa/22326.
Sierra Huedo, M. L. (2013). Becoming global without leaving home: Internationalization at home, a case study of San Jorge, a Spanish private university. (Doctoral dissertation). University of Minnesota, Minneapolis.
Sierra-Huedo, M. L., Bruton, L., & Fernández, C. (2024). Becoming Global at Home: An Analysis of Existing Cases and A Proposal for the Future of Internationalization at Home. Journal of Education, 204(1), 241-254. https://doi.org/10.1177/00220574221108053
Vizcarro, C. Yániz, C. (2004), Impact of the European harmonisation process on the educational development of university teachers in Spanish universities. International Journal for Academic Development, 9(2), 181-193. .https://doi.org/10.1080/1360144042000334663
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 E- Revista de Estudos Interculturais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.