Creation of Social and Cultural Reality: Tracing the Effects of Turkish Drama Serials on Bangladeshi Youth

Autores

  • Muhammd Mustafiz Marmara University, Turquia

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5781

Palavras-chave:

Bangladesh, Cultivo, Realidade social, Séries televisivas turcas, Intercâmbio intercultural

Resumo

Desde o advento dos meios de comunicação transnacionalizados e das empresas de comunicação social em países comparativamente poderosos ou centrais, estes podem facilmente injetar os conteúdos nas audiências de países menos poderosos ou periféricos. É o que se verifica desde o estabelecimento da cultura televisiva da Índia e do Bangladesh. As séries televisivas indianas engoliram a juventude do Bangladesh como um polvo ataca a sua presa (Khanam et al., 2014). No entanto, as séries televisivas turcas alteraram em grande medida o cenário. Este artigo pretende saber até que ponto os programas de televisão turcos influenciaram os jovens do Bangladesh em vez dos programas de televisão indianos. O presente estudo tentará aplicar uma abordagem de investigação mista, incluindo métodos quantitativos e qualitativos, para explorar os efeitos das séries televisivas turcas nos jovens do Bangladesh. Em primeiro lugar, este estudo irá inquirir 400 jovens que vêem quase todos os episódios das séries. Em segundo lugar, será efetuada uma discussão de grupo de foco (FGD) com cinco administradores de grupos de redes sociais, a partir dos quais as séries dobradas e traduzidas são distribuídas no Bangladesh. O investigador aplicará a teoria do cultivo de Garbner para examinar os efeitos das telenovelas na sociedade. Na teoria do cultivo, afirma-se que a televisão cria uma realidade na sociedade ao mudar e, por vezes, adaptar artefactos sociais e culturais. Esta investigação explorou a forma como as séries televisivas turcas criaram uma realidade social e cultural, influenciando os jovens a adaptarem-se e a fundirem-se com a cultura turca apresentada nas séries dramáticas.

Referências

Helal, A. A. M. (2014). Impacts of Indian Drama Serials on Bangladeshi Social System: An Overview of People’s Perception. ASA University Review, Vol. 8 No. 1. DOI http://dx.doi.org/10.2478/sc-2018 0015

Nabila, A. (2021, January 2). Behind the Popularity of the Turkish Serials. Deshrupantor. shorturl.at/ELS02

Ozturkmen, A. (2018). “Turkish Content”: The Historical Rise of the Dizi Genre. Open Edition Journals.

Khanam, D., Sarwar, M. & Abir, T. M. (2014). Broadcasting Indian TV serials in Bangladesh: The Beginning of the Social Change: A Study on Present Situation of Bangladesh. IOSR Journal of Humanities And Social Science (IOSR-JHSS), Volume 19, Issue 7, Ver. IV (July. 2014), PP 142 150. DOI http://dx.doi.org/10.9790/08371974142150

Islam, A. (2013). Hindigenization of Bangladeshi Culture through the Penetration of Satellite TV: Paradigm of Modernization vs. Dependency Theory. New Media and Mass Communication. Vol.18, 2013.

Iqbal, M. (2018). Effects of Turkish Dramas on University Students: A Survey of Pakistani Universities. J Mass Communicat Journalism 8: 394. doi: 10.4172/2165-7912.1000394

Hovland, R. & Wolburg, J. M. (2010). Advertising, Society, and Consumer Culture. M. E. Sharpe Inc.

Czarniawska, B. (2014). Social Science Research: From Field to Desk. SAGE.

Sharma, S. (2023). From screen to soft power: the rising appeal of Turkish TV series in Bangladesh. Online Media and Global Communication, vol. 2, no. 4, 2023, pp. 544-568. https://doi.org/10.1515/omgc-2023-0029

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Mustafiz, M. (2024). Creation of Social and Cultural Reality: Tracing the Effects of Turkish Drama Serials on Bangladeshi Youth. E- Revista De Estudos Interculturais , (12). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5781

Edição

Secção

Artigos