Enoturismo e tendências de competitividade: perspetivas do contexto português
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5333Palavras-chave:
Região Demarcada do Douro, Turismo, Enoturismo, Turismo de experiênciaResumo
O Enoturismo é um segmento do mercado muito vinculado aos destinos rurais, onde as pessoas podem usufruir da diferença e autenticidade dos seus produtos locais para promover a atividade turística, estimulando assim a procura de uma determinada região. Esta tipologia de oferta tem evidenciado um crescimento em Portugal e em todo o mundo ao longo dos últimos anos, com exceção dos últimos dois em virtude da pandemia. É um segmento do mercado turístico atualmente relevante e apresenta um grande potencial de crescimento a médio e longo prazo. A presente investigação pretende constituir-se como um contributo para aprofundar o conhecimento sobre o mesmo e/ou abrir horizontes de investigação nesta área do Enoturismo, principalmente na região Demarcada do Douro, Concelho de São João da Pesqueira, assim como identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, por forma a possibilitar o desenvolvimento do produto e, também, identificar as motivações na escolha do destino turístico. Foca-se na análise do tema do enoturismo com uma enorme preponderância na Região Demarcada do Douro, em particular no Concelho de São João da Pesqueira. O objetivo geral da investigação consiste em compreender a importância do enoturismo na promoção do destino São João da Pesqueira. Por conseguinte, como objetivos específicos, o estudo pretende identificar as preferências do turista, as motivações na escolha do destino turístico, identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, para assim possibilitar o desenvolvimento do produto, identificar e valorizar a perspetiva enoturística e identificar o impacto do enoturismo no desenvolvimento regional e local.
Nas principais conclusões, é possível destacar os pontos fortes do destino, as características únicas, a paisagem, o produto (vinho), a história e a diversidade de produtores de vinhos, as novas atrações, proximidade, infraestruturas, clima, ciclo de vida do turismo e dinâmica do visitante, tendo em conta se é a primeira visita ou não. Em relação à influência do enoturismo no território, é fundamental e assume um papel crucial no Concelho, de forma transversal, uma vez que está relacionado com outras atividades, em que assume um papel de divulgação por todo o mundo, é um setor em plena expansão e que atrai imensos turistas à região, que fixa pessoas no interior, pois também dá muito trabalho a quem lá vive. Adicionalmente, o enoturismo pode ser uma alavanca na cocriação sustentável de novas experiências de turismo, de ideias inovadoras para se implementarem no concelho futuramente, que coincidem com alguma ideias já existentes em outras Regiões e Países.
Relativamente ao futuro do setor do enoturismo, as estratégias passam pela valorização do destino, por apostar na diferenciação pela qualidade e pela inovação de novas propostas, como por exemplo a criação de rotas turísticas, ou a criação de novos hotéis envolvidos com a paisagem, pela diversidade vitivinícola, pela sua história. A mesma será de evolução, as regiões têm a função de valorizar a sua imagem de marca, aproveitando o enoturismo, as características do seu vinho, juntamente com a sua gastronomia, valorizando os seus recursos particulares e endógenos, e neste sentido proporcionar experiências únicas, de modo a divulgar e promover o turismo na região e por sua vez o impacto económico.
Referências
Araujo, E. J. S., Melchán, J. A. S., Bermejo, B. R., & Río, J. J. L. D. (2020). Comportamiento del sector turístico colombiano durante la pandemia, una luz al final del camino: ¿Lamentación o llamado a la acción? Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E36, 295–308.
Back, R., Lowry, L., & Higgins, L. (2021). Exploring a wine farm micro-cluster: A novel business model of diversified ownership. Journal of Vacation Marketing, 27(1) 103–116.
Becker, L., & Jaakkola, E. (2020). Customer experience: fundamental premises and implications for research. Journal of the Academy of Marketing Science. 48, 630–648 (2020). https://doi.org/10.1007/s11747-019-00718-x
Berghoef, N. & Dodds, R. (2016). Potencial para rotulagem ecológica de sustentabilidade na indústria vinícola de Ontário. International Journal of Wine Business Research, 23, 298-317. doi: 10.1108 /17511061111186488.
Brochado, A. Stoleriu, O. & Lupu, C. (2021) Wine tourism: a multisensory experience. Current Issues in Tourism, 24(5), 597-615. DOI: 0.1080/13683500.2019.1649373
Byrd, E. T., Canziani, B., (Jerrie) Hsieh, Y. C., Debbage, K., & Sonmez, S. (2016). Wine tourism: Motivating visitors through core and supplementary services. Tourism Management, 52, 19–29. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.06.009
Carlsen, J., & Boksberger, P. (2015). Enhancing consumer value in wine tourism. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(1), 132–144. Doi: 10.1177/1096348012471379 38.
Carrión, I., Flores, J., Ramírez, M., (2019). Las Buenas Prácticas para el enoturismo sustentable en el Valle de Guadalupe, Ensenada, Baja California, México. Un enfoque desde las Ciencias Sociales y Administrativas. El Periplo Sustentable, 37, Jul/Dec 2019, 62-91. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7734580
Carvalho, M., Kastenholz, E., & Carneiro, M. J. (2021). A co-criação de experiências enogastronómicas: O caso da rota da Bairrada. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 325-339. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10695
Clemente-Ricolfe, J., Pérez, C., Barrio, J., & Vera, J. (2012). The potential wine tourist market: the case of Valencia (Spain). Journal of Wine Research, 23(2), 185-202. https://doi.org/10.1080/09571264.2012.678934
Cunha, D., Carneiro, M. J., & Kastenholz, E. (2020). “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: Diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista? Revista Turismo & Desenvolvimento, 34, 113-128. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22354
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Research (Fifth Edition). SAGE Publications, Inc. https://us.sagepub.com/en-us/nam/the-sage-handbook-of-qualitative-research/book242504#description
Gómez, M. & Molina, A. (2011). Wine Tourism in Spain: Denomination of Origin Effects on Brand Equity. International Journal of Tourism Research, 14(4), 353-368. https://doi.org/10.1002/jtr.868
Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: A rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, 29(1), 1–20. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708
Gu, Q., & Huang, S. (2019). Pro ling Chinese wine tourists by wine tourism constraints: A comparison of Chinese Australians and long-haul Chinese tourists in Australia. International Journal of Tourism Research, 21(2), 206-220. doi:10.1002/jtr.2255.
Guerra, M., Bassi, F. & Dias, G. (2020). A multiple-indicator latent growth mixture model to track courses with low-quality teaching. Social Indicators Research. 147 (2), 361-381. https://dx.doi.org/10.1007/s11205-019-02169-x.
Hall, C. M., Scott, D., & Gössling, S. (2020). Pandemics, transformations and tourism: Be careful what you wish for. Tourism Geographies, 22(3), 577–598. https://doi.org/10.1080/14616688.2020.1759131
Holland, T., Smit, B., Jones, G. (2014). Toward a Conceptual Framework of Terroir Tourism: A Case Study of the Prince Edward County, Ontario Wine Region. Tourism Planning & Development, 11(3), 275-291. https://doi.org/10.1080/21568316.2014.890125
Karagiannis, D. & Metaxas, T. (2020), “Desenvolvimento sustentável do enoturismo: estudos de caso da região grega do peloponeso”, Sustainability, 12, 12, pág. 5223, doi: 10.3390/su12125223.
Lameiras, E., (2015). O perfil do enoturista – O caso português. [Tese de Doutoramento], Universidade do Algarve, Portugal.
Lanka, E., Lanka, S., Rostron, A., & Singh, P. (2021). Why We Need Qualitative Research in Management Studies. Journal of Contemporary Administration, 25(2), 1–7. https://doi.org/doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200297.en
Liberato, D., Liberato, P., Ferreira, D. (2022). Valuing Authenticity In Travel Experience: An Empirical Study In Viana Do Castelo. E-Revista de Estudos Interculturais, 2022, 2022(10), pp. 1–33. https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4780
Liberato, D., Nunes, M., Liberato, P. (2021). Wine and Food Tourism Gamification. Exploratory Study in Peso da Régua. In: de Carvalho, J.V., Rocha, Á., Liberato, P., Peña, A. (eds) Advances in Tourism, Technology and Systems. ICOTTS 2020. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 208, pp. 497-508. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-33-4256-9_46
Marlowe, B., Brown, E., & Zheng, T. (2016). Winery tasting-room employee training: Putting wine first in Oregon. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 17(2), 89–100.
Martins, J., Gonçalves, R., Branco, F., Barbosa, L., Melo, M., & Bessa, M. (2017). A multisensory virtual experience model for thematic tourism: A Port wine tourism application proposal. Journal of Destination Marketing & Management, 6(2), 103–109.
Minayo, M. C. de S., & Costa, A. P. (2018). Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40(40), 139–153.
O'Neill, M. & Charters, S. (2000). Service quality at the cellar door: Implications for Western Australia's developing wine tourism industry. Managing Service Quality, 10(2), 112–122. https://doi.org/10.1108/09604520010318308
Payne, C., Smith, E., & Nowak, G., (2020). CDC COVID-19 Surge Laboratory Group. SARS-CoV-2 infections and serologic responses from a sample of U.S. Navy Service members: USS Theodore Roosevelt, MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2020;69(23):714-721. doi:10.15585/mmwr.mm6923e4
Pan, T., Shu, F., Kitterlin-Lynch, M., & Beckman, E. (2021). Perceptions of cruise travel during the COVID-19 pandemic: Market recovery strategies for cruise businesses in North America. Tourism Management, 85, 104–275. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104275
Quadri-Felitti, D., & Fiore, A. (2013). Destination loyalty: Effects of wine tourists’ experiences, memories, and satisfaction on intentions Tourism and Hospitality Research 13(1) 47–62. https://doi.org/10.1177/1467358413510
Salvado, J., & Kastenholz, E. (2017). Ecossistemas de enoturismo sustentáveis via coopetição. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1917-1931. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10335
Santos, V., Ramos, P., Almeida, N., Santos-Pavón, E. (2020). Developing a Wine Experience Scale: A New Strategy to Measure Holistic Behaviour of Wine Tourists. Sustainability, 12, 8055. https://doi.org/10.3390/su12198055.
Santos, V., Santos, E., Oliveira, S., Caldeira, A., & Martinho, F. (2018). Análise da Oferta de Enoturismo da Região Tejo. ISLA Multidisciplinary e-Journal, 1(1), 1-15.
Sidali, K. L., Kastenholz, E., Bianchi, R. (2015). Food tourism, niche markets and products in rural tourism: combining the intimacy model and the experience economy as a rural development strategy, Journal of Sustainable Tourism, 23:8-9, 1179-1197, DOI: 10.1080/09669582.2013.836210
Sigala, M. (2014). Wine tourism around the world: Development, management and markets. Journal of Wine Research,25(2), 133–134. https://doi.org/10.1080/09571264.2014.907136
Sousa, B. (2019). Um contributo teórico na perspetiva do processo de inovação em contextos de enoturismo. Marketing and Tourism Review, 4 (2),1-18. doi: 10.29149/mtr. v4i2.4744
Sousa, B. & Simões, C. (2018). Uma abordagem sobre place attachment, envolvimento e intenções comportamentais em contextos de marketing ibérico: o caso da Euro-região Galiza-Norte de Portugal: um resumo. Academy of Marketing Science World Congresso de Marketing, Springer, Cham, p. 617.
Sousa, S. (2017). O Perfil do Enoturista na Região do Vale de Tâmega e Sousa. [Dissertação de Mestrado], Universidade Lusófona do Porto. Porto, Portugal.
Szolnoki, G. Dolan, R., Forbes, S., Thach, L. & Goodman, S. (2018). Using Social Media for Consumer Interaction: An International Comparison of Winery Adoption and Activity. Wine Economics & Policy Journal, 7(2), 109-119. https://doi.org/10.1016/j.wep.2018.07.001
Szolnoki, G., Taits, D., Nagel, M. & Fortunato, A. (2014). Using social media in the wine business: An exploratory study from Germany. International Journal of Wine Business Research, 26, 80-96. doi: 10.1108/IJWBR-09-2013-0031.
Tanford, S., Jung, M. (2017). Festival attributes and perceptions: A meta-analysis of relationships with satisfaction and loyalty. Tourism Management, 61, 209-220. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.02.005
Tončev, M., Jovanović, D., Malićanin, M., & Dimitrijević, B. (2016). Push and Pull factors determing wine tourism development in the "Tri Morave" sub-region. Economics of Agriculture, 73(3), 781-800. http://dx.doi.org/10.5937/ekoPolj1603781J
Treen, E., Ferguson, S., Pitt, C., & Vella, J. (2018). Exploring emotions on wine websites: Finding joy. Journal of Wine Research, 29(1), 64–70. https://doi.org/10.1080/09571264.2018.1433139
Villanueva, C., & Moscovici, D. (2016). Desenvolvimento sustentável do enoturismo em regiões em expansão: lições de Nova Jersey e Connecticut. International Journal of Economics and Business Research, 12(4) 313-333. doi: 10.1504/IJEBR.2016.081226.
Vitale, A., Di Stefano, A., Cutelo, V., Pavone, M. (2019). The influence of age assignments om the performance pf imune algorithms. In: Lofti, A., Bouchachia, H., Gegov, A., Langensiepen, C., McGinnity, M. (eds.) UKCI 2018. AISC, vol.840, pp. 16-28. Springer, Cham (2019), https://doi.org/10.1007/978-3-319-97982-3_2.
Voltar, M., Tasci, A., & Milman, A. (2019). Experiential consumption of a South African wine farm destination as an agritourism attraction. Journal of Vacation Marketing, 26(1),57-72. https://doi.org/10.1177%2F1356766719858642.
Zawadka, J. (2018). The motives, preferences and tourist behavior of poles participating in enotourism trips. Scientiarum Polonorum, 17(2), 153-162. https://doi.org/10.22630/ASPE.2018.17.2.31
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 E- Revista de Estudos Interculturais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.