Enoturismo e tendências de competitividade: perspetivas do contexto português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5333

Palavras-chave:

Região Demarcada do Douro, Turismo, Enoturismo, Turismo de experiência

Resumo

O Enoturismo é um segmento do mercado muito vinculado aos destinos rurais, onde as pessoas podem usufruir da diferença e autenticidade dos seus produtos locais para promover a atividade turística, estimulando assim a procura de uma determinada região. Esta tipologia de oferta tem evidenciado um crescimento em Portugal e em todo o mundo ao longo dos últimos anos, com exceção dos últimos dois em virtude da pandemia. É um segmento do mercado turístico atualmente relevante e apresenta um grande potencial de crescimento a médio e longo prazo. A presente investigação pretende constituir-se como um contributo para aprofundar o conhecimento sobre o mesmo e/ou abrir horizontes de investigação nesta área do Enoturismo, principalmente na região Demarcada do Douro, Concelho de São João da Pesqueira, assim como identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, por forma a possibilitar o desenvolvimento do produto e, também, identificar as motivações na escolha do destino turístico. Foca-se na análise do tema do enoturismo com uma enorme preponderância na Região Demarcada do Douro, em particular no Concelho de São João da Pesqueira. O objetivo geral da investigação consiste em compreender a importância do enoturismo na promoção do destino São João da Pesqueira. Por conseguinte, como objetivos específicos, o estudo pretende identificar as preferências do turista, as motivações na escolha do destino turístico, identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, para assim possibilitar o desenvolvimento do produto, identificar e valorizar a perspetiva enoturística e identificar o impacto do enoturismo no desenvolvimento regional e local.

Nas principais conclusões, é possível destacar os pontos fortes do destino, as características únicas, a paisagem, o produto (vinho), a história e a diversidade de produtores de vinhos, as novas atrações, proximidade, infraestruturas, clima, ciclo de vida do turismo e dinâmica do visitante, tendo em conta se é a primeira visita ou não. Em relação à influência do enoturismo no território, é fundamental e assume um papel crucial no Concelho, de forma transversal, uma vez que está relacionado com outras atividades, em que assume um papel de divulgação por todo o mundo, é um setor em plena expansão e que atrai imensos turistas à região, que fixa pessoas no interior, pois também dá muito trabalho a quem lá vive. Adicionalmente, o enoturismo pode ser uma alavanca na cocriação sustentável de novas experiências de turismo, de ideias inovadoras para se implementarem no concelho futuramente, que coincidem com alguma ideias já existentes em outras Regiões e Países.

Relativamente ao futuro do setor do enoturismo, as estratégias passam pela valorização do destino, por apostar na diferenciação pela qualidade e pela inovação de novas propostas, como por exemplo a criação de rotas turísticas, ou a criação de novos hotéis envolvidos com a paisagem, pela diversidade vitivinícola, pela sua história. A mesma será de evolução, as regiões têm a função de valorizar a sua imagem de marca, aproveitando o enoturismo, as características do seu vinho, juntamente com a sua gastronomia, valorizando os seus recursos particulares e endógenos, e neste sentido proporcionar experiências únicas, de modo a divulgar e promover o turismo na região e por sua vez o impacto económico.

Biografias Autor

Dália Liberato, ESHT-P.PORTO

Dália Liberato is a full Professor at the Tourism and Leisure Department of the School of Hospitality and Tourism (Polytechnic Institute of Porto), Portugal. She holds a PhD in Tourism Management and Planning, from the University of Vigo (2016). Researcher in CiTUR, CEI, and UNIAG, her main research interests are Tourism Destination Planning and Management and Regional Development, Tourism Management, Tourism Planning, Border Tourism, Creative Tourism, and etourism

Bruno Sousa, IPCA

Bruno Sousa is Adjunct Professor of Marketing at Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA), Portugal and PhD in Marketing and Strategy in Universidade do Minho, Portugal. Head of Master Program - Tourism Management (IPCA) and Tourism Marketing (IPCA). CiTUR research member and UNIAG research member. He has published in the Journal of Enterprising Communities, Tourism Management Perspectives, Current Issues in Tourism, Journal of Organizational Change Management, World Review of Entrepreneurship, Management and Sust. Development, Annals of Leisure Research, among others

Hugo Paíga, ESHT, P.PORTO

Hugo Paíga is a tourism researcher. He holds a Master in Tourism Management from the School of Hospitality and Tourism of Polytechnic of Porto (in 2022).

Pedro Liberato, ESHT, P.Porto

Pedro Liberato is a full Professor at the Tourism and Leisure Department of the School of Hospitality and Tourism (Polytechnic Institute of Porto), Portugal. He holds a PhD in Tourism Management and Planning, from the University of Vigo (2015). Researcher in CiTUR, CEI, and UNIAG, his main research interests are Tourism Management, etourism, Smart Tourism Destinations, and Tourism Marketing

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Liberato, D., Sousa, B., Paíga, H., & Liberato, P. (2023). Enoturismo e tendências de competitividade: perspetivas do contexto português. E- Revista De Estudos Interculturais , (11). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5333

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