Diferenças culturais e CF: um estudo de quatro países

Autores

  • Susana Bernardino CEOS.PP/ISCAP/P.Porto
  • José De Freitas Santos CEOS.PP/ISCAP/P.Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4770

Palavras-chave:

Crowdfunding, Cultura National, Hofstede, Portugal, Brasil, Alemanha, Macedónia do Norte

Resumo

A atividade empreendedora é importante para o crescimento económico das nações. Para promover o lançamento de iniciativas empreendedoras é essencial a existência de mecanismos de financiamento. O crowdfunding (CF) consiste numa plataforma que permite aos empreendedores interagirem com financiadores e gerar valor através da criação de novos projetos. Esta nova ferramenta surge a partir da internet e tecnologias de informação, que facilitam a participação da multidão (“the crowd”) no financiamento de projetos empreendedores. Apesar da sua importância, a disponibilidade e a penetração de plataformas de CF no mercado, diverge entre países. O objetivo deste estudo é avaliar em que medida a cultura nacional, medida através do modelo de Hofstede, se encontra associada ao nível de conhecimento e predisposição para o uso do CF. Para alcançar este objetivo, a investigação utiliza dados de um questionário on-line administrado em quatro países distintos (Portugal, Brasil, Alemanha e Macedónia do Norte) a estudantes altamente qualificados, que visa avaliar em que medida o CF se encontra associado às dimensões culturais de Hofstede (distância ao poder, masculinidade/feminilidade, aversão à incerteza, orientação a longo versus curto-prazo e indulgência).
A investigação incide sobre dados obtidos através de 251 respostas fornecidas a partir dos quatro países. Os resultados indicam que existem diferenças culturais no modo como os indivíduos conhecem e usam o CF. Especificamente, o conhecimento que os indivíduos têm sobre CF está positivamente relacionado com o nível de masculinidade e de individualismo dos países, e negativamente associado às características nacionais relativas à distância ao poder e à aversão à incerteza. Por outro lado, a predisposição para o uso do CF está positivamente associada ao nível de indulgência dos países.

Biografias Autor

Susana Bernardino, CEOS.PP/ISCAP/P.Porto

Is Adjunct Professor of Management at the Polytechnic of Porto - Institute of Accounting and
Administration (ISCAP), Portugal, and researcher at CEOS.PP- Centre for Organizational and Social Studies of P.Porto. She completed her under-graduation degree in Management at the Faculty of Economics of the University of Porto. She got her PhD in Management, in 2014, from the Portucalense University. Her research interests focus on social entrepreneurship, entrepreneurship,
social and solidarity economy, crowdsourcing, smart cities

José De Freitas Santos, CEOS.PP/ISCAP/P.Porto

s full Professor of International Business at the Polytechnic of Porto - Institute of Accounting and Administration (ISCAP), and researcher at CEOS.PP- Centre for Organizational and Social Studies of P.Porto. He obtained his PhD in Economics, in 1997, from the Minho University. His research interests include tourism, regional development, social entrepreneurship, internationalization and digital marketing. Besides presentations on these topics at various conferences in Portugal and foreign countries, his articles have been published in several domestic and international journals.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Bernardino, S. ., & Santos, J. D. F. . (2022). Diferenças culturais e CF: um estudo de quatro países. E- Revista De Estudos Interculturais , (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4770

Edição

Secção

Artigos