A Produção e Comunicação do Conhecimento Científico: Desafios Atuais
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4748Palavras-chave:
Conhecimento científico, comunicação de conhecimento, mercado da publicação académica, fator de impactoResumo
Desde os primórdios da publicação científica que a comunidade académica escolhe as revistas para partilhar o seu trabalho e confia nas editoras com um papel chave na disseminação do conhecimento. Ao longo do tempo, os lucros e o prestígio das editoras comerciais cresceram, assim como os preços e o seu controlo sobre o mercado.
Atualmente, o mercado das editoras académicas é um oligopólio e os investigadores são vítimas de uma avaliação meramente numérica e estatística. O alargamento das tecnologias de informação e comunicação permite hoje uma comunicação rápida do conhecimento, mas a comunidade académica parece ainda não ter aproveitado estes desenvolvimentos tecnológicos. Este artigo analisa o estado atual do mercado editorial académico, o uso indevido do fator de impacto como avaliação da investigação, e apresenta os principais benefícios da Ciência Aberta como um movimento que visa alterações profundas ao nível institucional para criar um sistema de conhecimento científico mais fiável, eficaz e justo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.