Entendendo o Fact-Checking Como Uma Ferramenta Para Promoção de Literacia Mediática no Contexto Luso Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4220Palavras-chave:
Agências de checagem, Fact-Checking, Literacia, Literacia Mediática, JornalismoResumo
A avalanche de informações falaciosas, comumente chamadas de fake news fez nascer também diversas estratégias de combate às problemáticas surgidas no contexto dos medias digitais. O fact-checking, por exemplo, pode ser uma valiosa ferramenta de promoção de literacia mediática se utilizada em contextos educacionais. O objetivo desse estudo é compreender quais estratégias já estão sendo empregadas na promoção da literacia mediática e no combate à desinformação e propor uma atuação mais ativa e democrática por parte das agências de checagem ou fact-checking (termo em inglês e que utilizaremos na construção desse artigo) no contexto luso brasileiro. Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica em artigos selecionados a partir da pesquisa das palavras-chave “fact-checking” “media literacy” e “literacia mediática” em três bases de dados (Google Acadêmico; Communication Abstracts; Library & Information Science Source). Resultados: percebeu-se que já existem ações no sentido de promoção da literacia mediática com uso de checagem, só que muito mais no contexto norte-americano. No entanto, dos artigos encontrados, em português, não existiam nenhum que tratasse do tema específico do fack-checking como ferramenta de promoção de literacia mediática. Um dado importante é a grande quantidade de publicações em inglês frente à insuficiente produção em português, o que nos leva a uma quase ausência de pesquisas acadêmicas em relação à promoção da literacia mediática por meio das agências de checagem, apesar de existirem atuações eficazes em países lusófonos, como Brasil e Portugal.
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