Disputa por Imaginários no Século XXI: A Ascensão da Produção Cultural Negra nas Mídias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4208Palavras-chave:
Produção Cultural Negra, Militância Negra nas Mídias, Mídias Digitais, Mídias de MassaResumo
Este artigo pretende circunscrever o movimento crescente, assistido especialmente nos últimos anos, de luta por espaço e visibilidade da produção negra, sobretudo nos campos artístico e filosófico. Para tanto, buscou-se analisar a contribuição e repercussão, no país, de obras de escritores negros nas mídias tradicionais, de modo a comparar os resultados obtidos às conquistas alcançadas pelos intelectuais em atuação hoje nas mídias digitais. O avanço tecnológico e o aumento da circulação de informação vêm promovendo, de forma inédita, a formação de um público interessado em refletir sobre a questão racial graças à divulgação dos trabalhos de pensadores e artistas engajados nas novas mídias (estas últimas mais abertas a difusão de olhares plurais). Nesse contexto, a tríade autor negro, obra fundada na questão identitária e leitor-produtor ganha projeção e se fortalece. O fenômeno citado será contemplado a partir dos argumentos teóricos desenvolvidos por Martino (2014), Garcêz (2013) e Gomes (2005), atrelados à análise das atividades de autores negros em destaque atualmente no Brasil e no meio digital, a saber: Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro e Lázaro Ramos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.