The Impact of Phonetic Training in the Perception and Poduction of European Portuguese Stops by Mandarin Speakers

Autores

  • Ana Margarida Belém Nunes Faculty of Arts and Humanities, Department of Portuguese, University of Macau
  • Bruno Camacho da Côrte Faculty of Arts and Humanities, Department of Portuguese, University of Macau

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4194

Palavras-chave:

Treino Fonético, Aquisição de segunda Língua, Produção e Perceção orais, Português Europeu, Falantes de Mandarim

Resumo

Este estudo tem como objetivo aumentar o nosso conhecimento relativamente ao processo de aquisição de consoantes de uma língua-segunda (LS) e investigar a eficácia de estratégias de treino que possam favorecer a sua aprendizagem. Compara a eficácia de um treino fonético utilizando dois métodos da abordagem “High Variability Phonetic Training” (HVPT) no treino da perceção das consoantes oclusivas do Português Europeu (PE) por falantes nativos do mandarim, aprendentes do PE como LS. Mais especificamente, vai aferir se a melhoria expectável é superior utilizando uma tarefa de identificação (ID) ou uma tarefa de discriminação auditiva AX (DIS). Com um design pré-teste/treino/pós-teste, trinta aprendentes LS do PE serão divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Os grupos experimentais serão treinados através de dois métodos diferentes de treino: treino ID e treino DIS. Os participantes serão testados nas suas competências em percecionar os sons-alvo apresentados em pseudopalavras e palavras reais antes do treino, depois do treino e dois meses após o final do mesmo. Assim, o presente estudo tentará dar respostas às seguintes questões: a) se o treino pode melhorar a perceção e a produção de segmentos treinados e de outros que não foram alvo de treino, b) se a melhoria generaliza para novos estímulos e novos falantes, c) se há retenção da aprendizagem ao longo do tempo, e d) que tipo de tarefa de treino é mais eficaz (ID ou DIS).

Biografias Autor

Ana Margarida Belém Nunes, Faculty of Arts and Humanities, Department of Portuguese, University of Macau

Ph.D. in Clinical Linguistics, Associate Professor in Linguistics

Bruno Camacho da Côrte, Faculty of Arts and Humanities, Department of Portuguese, University of Macau

Professional Speech and Language Therapist, Ph. D Student in Applied Linguistics

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Nunes, A. M. B. ., & Côrte, B. C. da . (2021). The Impact of Phonetic Training in the Perception and Poduction of European Portuguese Stops by Mandarin Speakers. E- Revista De Estudos Interculturais , 2(9, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4194

Edição

Secção

Vozes da Comunicação Intercultural