Intercultural Management Education in a Global Market: Promoting Internationalization By Curricula Design

Autores

  • Sara Pascoal Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO
  • Clara Sarmento Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO
  • Laura Tallone Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO
  • Marco Furtado Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO
  • Sandra Ribeiro Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4118

Palavras-chave:

Internacionalização IES, Estudos interculturais, Gestão linguística, Ensino, Desenho de curricula

Resumo

A Licenciatura em Language Management for International Business e o Mestrado em Intercultural Studies for Business, ambos recentemente acreditados pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) por 6 anos letivos, foram conceptualmente concebidos para reforçar a vocação internacional da formação oferecida pelo ISCAP. Com o intuito de aprofundar os bem-sucedidos programas de mobilidade internacional dentro e fora da UE, são ambos ETPs (English Taught programmes) ie, programas lecionados em inglês, que consideram a língua inglesa como língua franca.
Como estratégia de internacionalização, muitas empresas estão a mudar a sua língua de trabalho parcial ou totalmente. Um grande número de documentos é publicado em inglês, que se tornou a língua oficial em reuniões, teleconferências ou videoconferências. Isso coloca questões óbvias de gestão linguística e intercultural a que estes dois ciclos de estudos pretendem responder. Em tempos de dificuldades financeiras, especialmente em Instituições de Ensino Superior, estes novos dois ciclos de estudo representam uma oportunidade e, ao mesmo tempo, um desafio. Representam a oportunidade de atrair estudantes estrangeiros e estudantes nacionais, com o objetivo de desenvolver suas competências de internacionalização num mercado global, promovendo a empregabilidade. Representam também um desafio, porque permitem a internacionalização das IES, ao mesmo tempo em que fornecem uma estrutura completamente nova para o ensino de como as línguas e as culturas operam num mundo global e qual a sua relevância para os negócios o networking e o desenvolvimento do mundo digital.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Pascoal, S. ., Sarmento, C. ., Tallone, . L. ., Furtado, . M. ., & Ribeiro, . S. . (2021). Intercultural Management Education in a Global Market: Promoting Internationalization By Curricula Design . E- Revista De Estudos Interculturais , 2(7, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4118

Edição

Secção

Artigos