Influências Culturais em Vídeo Jogos
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4034Palavras-chave:
Vídeo Jogos, Cultura, Estética, Culturas Fictícias, Detalhes, Ação, História, GeraçõesResumo
Com este artigo pretendo analisar alguns dos mundos dos videojogos referindo as culturas do mundo real que os inspiraram, quer seja em termos estéticos e arquitetónicos, sociais, culturais, ou até em termos linguísticos. De modo a facilitar a execução deste trabalho, concentrar-me-ei o máximo possível em jogos dos quais eu própria tenha um conhecimento extenso ou que já tenha jogado. Assim poderei dar mais detalhe às minhas descrições ou até resumi-las conforme for apropriado. Tendo em conta que existe uma grande variedade de estilos de jogos, tentarei também evitar concentrar-me demasiado em apenas um ou dois tipos de jogos. Seria fácil manter todos os exemplos deste artigo concentrados em jogos que dão mais ênfase à sua história e às reações emocionais dos jogadores, visto que estes tendem a ter uma atenção a detalhes muito maior no que toca às culturas fictícias que apresentam. Por outro lado, jogos que dão mais ênfase à ação e concentram-se mais em oferecer aos seus jogadores uma experiência mais cheia de adrenalina, não passam tanto tempo a apresentar diferentes culturas (fictícias ou não). Isto não significa necessariamente que os criadores do jogo não tenham tido atenção a detalhes ou que não se tenham inspirado numa cultura real para criar um mundo fictício, apenas significa que esse esforço não se encontra tão em destaque como em outros tipos de jogos. Devido a essa mesma desvalorização, tentarei incluir neste artigo alguns exemplos de influências culturais em jogos desse género. Em termos mais específicos, os jogos que irei referenciar neste artigo chamam-se Dragon Age, Diablo II, HeavenlySword e Bioshock, sendo o primeiro mais concentrado na história, o segundo e o terceiro concentram-se tanto na história como na ação e o último mais concentrado na ação.
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