A Construção de Uma História: Projetos de Desenvolvimento e Divulgação do Turismo Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.3999Palavras-chave:
Construção Histórica, História doTurismo, Era Vargas, Nacionalismo, Turismo e sociedadeResumo
O artigo analisa a construção de uma história doturismo no Brasil a partir das práticas turísticas desenvolvidas na Era Vargas, focando os incentivos e projetos desenvolvidos pelo Governo, que se utilizou do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em conjunto com outras divisões, para a divulgação do turismo nacionalpara o público estrangeiro, bem como para a população local, leiga em relação à diversidade naturale às manifestações culturais brasileiras. Após a análise cuidadosa de jornais publicados nas décadas de 1930 e 1940, pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, pudemos constatar que a Era Vargas marcou um momento de extrema importância para a construção histórica do turismo no Brasil, que passou a ser compreendidocomo um motor do desenvolvimento econômico, cultural e social para o país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.