Universidade Metodista Unida de Moçambique [UMUM] Desafios Parau Educação de Qualidade

Autores

  • Estela Pinto Ribeiro Lamas Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3974

Palavras-chave:

UMUM, Educação, Cursos

Resumo

Partindo dos princípios que norteiam a UMUM, não esquecendo os pontos de referência da evolução transdisciplinar da educação – partir da/para a realidade – e tendo em mente que a estrutura student oriented sustenta a organização dos cursos, problematizaremos a opção pela oferta, no 1º ano da licenciatura, de um conjunto de quatro unidades curriculares transversais a todos os cursos. Cientes de que a educação implica a vivência da interculturalidade e a inclusão social, o alvo será identificar o papel que a língua desempenha na descoberta do ‘eu’, na sua aceitação e consolidação, para que seja viável comunicar, agir e (con)viver em sociedade; na vivência do ‘eu’ com o outro; na construção colaborativa dos saberes e dos saberes fazeres. Daí decorre que as unidades curriculares transversais escolhidas, para induzir e potenciar uma educação de qualidade, tenham sido o Português, enquanto língua oficial, o Inglês, enquanto língua franca, as Tecnologias da Informação e Comunicação, como mediadoras da comunicação, promotoras de redes e de comunidades de aprendizagem para a construção do conhecimento e, ainda, Diálogos, Paz e Desenvolvimento, propiciando uma emergência equilibrada do sujeito per se, na sua relação com o outro e com o mundo – saber ser e saber conviver. Iremos, então, questionar a metodologia a utilizar nestas unidades curriculares, respeitando as suas especificidades, sustentando as áreas científicas contempladas em cada curso, numa dinâmica inter e transdisciplinar, implicando os estudantes na realidade e na complexidade do conhecimento e, em complementaridade, desfiando os docentes para o trabalho colaborativo.

Biografia Autor

Estela Pinto Ribeiro Lamas, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

Comissão de Aconselhamento Científico.

Membro da Comissão Instaladora da Universidade Metodista Unida de Moçambique

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Lamas, E. P. R. . (2021). Universidade Metodista Unida de Moçambique [UMUM] Desafios Parau Educação de Qualidade. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3974

Edição

Secção

“Of Silk, Sugar And Spices – New Directions In East-West Cooperation”