Mulher Brasileira Em Primeiro Lugar: Um Breve Estudo da Imagem da Mulher Brasileira em Revistas Generalistas Portuguesas

Autores

  • Simone Formiga Doutora em Design pela FBAUP

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3966

Palavras-chave:

Identidade, Persona, Brasilidade, Intertextualidade, Representação

Resumo

A partir do conceito de identidade visual que estabelece a forma como determinante, o estudo olha para o corpo humano como um objeto passível de ser projetado e demonstra que pessoas públicas, principalmente atores, tornam-se objetos de consumo construídos a partir de um “projeto”. Através desses conceitos, o estudo analisa imagens de duas atrizes brasileiras retiradas de duas revistas generalistas portuguesas e verifica a intenção de atribuir à “brasilidade” da atriz representada características que não correspondem à sua persona. O conceito de persona utilizado é o do cinema em que o imaginário público do ator influencia na construção de determinada personagem e esta poderá ser alterada por cada papel do ator, a persona é, portanto, coadjuvante na composição da personagem, mas também é por esta modificada. A intertextualidade relativa à criação da persona do ator vazada para outras representações, inclusive a da mulher, é a linha condutora do estudo. O trabalho é fruto da tese de doutoramento da autora intitulada As representações nas vossas cabeças: sobre o estereótipo da mulher brasileira que habita o imaginário português, defendida na FBAUP em junho de 2016, orientada pelo Professor Heitor Alvelos e coorientada pelo prof. Luiz Antonio Luzio Coelho.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Formiga, S. (2021). Mulher Brasileira Em Primeiro Lugar: Um Breve Estudo da Imagem da Mulher Brasileira em Revistas Generalistas Portuguesas. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3966

Edição

Secção

Artigos