O “Eu” e o “Outro” –Uma Leitura do Capítulo: Seeing and Theming, do Livro The Turist Gaze de John Urry
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi3.3927Palavras-chave:
Turismo, fotografia, identidade, tradição, encenaçãoResumo
Este sucinto texto pretende, sem grandes pretensões, ser uma reflexão sobre o capítulo sétimo, Seeing and Theming, do livro The Turist Gazede John Urry. Na primeira parte do capítulo, Seeingand being seen, Urry analisa a questão do olhar do turista e como a fotografia, a partir do século XIX,suscitou novas formas de olhar, passando depois, em Themes and Malls, a debruçar-se sobre um dos aspetos específicos do olhar do turista, relacionando-o com uma série de ambientes produzidos, de forma orientada, para o consumo turístico. Assim, este breve ensaio será estruturado em dois capítulos, que correspondem à parte primeira e segunda parte do capítulo sétimo do livro de John Urry. Após se fazer uma análise das ideias expressas, partir-se-á para o enunciar de outras teorias, de outros autores, que poderiam, quiçá, relacionar-se com o assunto do capítulo em estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.