Mercado de turismo Halal na cidade do Porto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4772

Palavras-chave:

Turismo halal, Serviços e produtos halal, Mercado turístico, Cidade do Porto

Resumo

Tendencialmente, os turistas halal procuram destinos turísticos onde existe uma predominância religiosa muçulmana. Contudo, em anos transatos, têm desenvolvido curiosidade em relação a regiões com diferentes estruturas culturais. Além de ser um mercado com uma grande expressividade populacional, é também um dos que mais assegura a circulação de capital. Um dos grandes beneficiários deste movimento tem sido o continente europeu, cuja taxa de visitas de turistas muçulmanos tem observado um aumento gradual. Portugal poderá estabelecer-se como um destino interessante para o turista halal, pois partilha de um legado cultural deixado pelo povo muçulmano durante a sua ocupação da Península Ibérica.
O presente estudo tem como objetivo compreender se a cidade do Porto reúne as condições necessárias para acolher o turista halal. Nessa perspetiva, foram listados um conjunto de serviços e produtos, especialmente relacionados com a alimentação e alojamento, que servem não só a população muçulmana viajante, mas também a população muçulmana local. Pretende-se, ainda, averiguar se os stakeholders associados ao setor do turismo têm a consciência dos conceitos “halal” e “turismo halal”, avaliando o interesse da cidade em relação ao segmento estudado. Serão enumeradas as limitações e obstáculos que um viajante muçulmano poderá sentir ao visitar a cidade do Porto. Por forma a assegurar a avaliação dos objetivos propostos, optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Foram aplicadas dez entrevistas a representantes da comunidade muçulmana local, gestores de unidades hoteleiras, proprietários de restaurantes e ainda agentes de entidades
públicas locais. Apesar de existirem serviços e produtos que satisfazem minimamente os
requisitos do turista halal, presentemente a cidade do Porto não reúne as condições necessárias para acolher um súbito incremento de procura turística associada à população muçulmana. Torna-se evidente que não há diversidade de oferta ao nível de restaurantes fornecedores de alternativas lícitas de carne. Acresce a inviabilidade para que as unidades hoteleiras apresentem um roteiro de serviços que satisfaça totalmente um cliente islâmico. Se por um lado a falta de procura do cliente muçulmano não motiva financiamento público ou privado aplicado ao segmento halal, por outro, existe a consciência generalizada que a exploração do mercado seria benéfica para a cidade, quer em termos de procura turística, quer ao nível da comunidade local. É visível a postura reativa das
Destination Management Organizations (DMOS) regional e local, no Porto, assumindo uma posição dependente das motivações e interesses do turista halal.

Biografias Autor

Pedro Liberato

Is a full Professor at the Tourism and Leisure Department of the School of Hospitality and Tourism (Polytechnic Institute of Porto), Portugal. He holds a PhD in Tourism Management and Planning, from the University of Vigo (2015). Researcher in CiTUR, CEI and UNIAG, his main research interests are Tourism Management, etourism, Smart Tourism Destinations, and Tourism Marketing

Paulo Almeida

Is a tourism researcher. He holds a Master in Tourism Management from the School of Hospitality and Tourism of Polytechnic of Porto (in 2021).

Dália Liberato

Is a full Professor at the Tourism and Leisure Department of the School of Hospitality and
Tourism (Polytechnic Institute of Porto), Portugal. She holds a PhD in Tourism Management and Planning, from the University of Vigo (2016). Researcher in CiTUR and CEI, her main research interests are Tourism Destination Planning and Management and Regional Development, Tourism Management, Tourism Planning, Border Tourism, Creative Tourism, and etourism

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Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Liberato , P. ., Almeida, P. ., & Liberato, D. . (2022). Mercado de turismo Halal na cidade do Porto. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4772

Edição

Secção

Artigos