A Economia Criativa da Coreia do Sul: Um Caso de Estudo da Hallyu Wave (Korean Wave)

Autores

  • Inês Santos ISCAP-P.PORTO
  • Luana Marques CEI, ISCAP-P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4771

Palavras-chave:

Hallyu Wave, K-Pop, K-Dramas, Coreia do Sul, Economia Criativa, Indústrias Criativas, Entretenimento, Programas de Variedade Sul- Coreanos

Resumo

Nas últimas décadas, a Coreia do Sul conquistou o mundo e estabeleceu-se como uma superpotência em duas áreas distintas: entretenimento e tecnologia. Os investimentos do governo nestes setores, assim como os seus incentivos para reforçar as noções de inovação, criatividade e empreendedorismo na sua sociedade, desencadearam esta transformação em massa. De uma perspetiva sociocultural, há um fenómeno – ou talvez um acontecimento prolongado – que se destaca devido ao seu impacto na economia nacional: a Hallyu Wave. O presente artigo explora o desenvolvimento da economia criativa da Coreia do Sul e das suas indústrias subsequentes, para explicar o crescimento da sua indústria do entretenimento e a sua popularidade internacional. Foca-se principalmente no começo da Hallyu Wave e na sua propagação global, reforçando assim o papel do K-pop e dos K-dramas como bens culturais. Para além disso, este artigo destaca os programas de variedade sul-coreanos como precursores na expansão das indústrias criativas do país. Para concluir, o impacto socioeconómico da Hallyu Wave é avaliado, assim como a sua importância para o desenvolvimento da nação a diversos níveis.

Biografias Autor

Inês Santos, ISCAP-P.PORTO

Has a BA in International Trade and a MA in Intercultural Studies for Business, both
obtained at ISCAP-P.PORTO. Her primary scientific research interests are on the relationship between culture and entrepreneurship, the creative economy, and migrations.

Luana Marques, CEI, ISCAP-P.PORTO

Is a junior researcher at the Centre for Intercultural Studies (CEI, ISCAP-
P.PORTO), with a BA in Foreign Languages and Cultures (ESE-P.PORTO) and a MA in Intercultural Studies for Business (ISCAP-P.PORTO). Her main scientific research interests focus on sociocultural entrepreneurship and innovation, with an emphasis on the relationship between culture and sports

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Santos, I., & Marques, L. (2022). A Economia Criativa da Coreia do Sul: Um Caso de Estudo da Hallyu Wave (Korean Wave). E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4771

Edição

Secção

Artigos