Competências de Comunicação na Formação Pré-Graduada de Estudantes de Fisioterapia: Análise Comparativa Documental

Autores

  • Leonor Almeida Santos
  • Rute F. Meneses
  • Germano Couto Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4753

Palavras-chave:

Comunicação clínica, Comunicação em saúde, Currículo, Fisioterapia, Ensino superior, Competência clínica

Resumo

A elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada.
Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de uma forma exclusiva ou inclusiva, caracterizando tal ensino, procedeu-se a um estudo de Análise Comparativa Documental.
Pesquisa efetuada entre final de dezembro/2020 e início de março/2021, inicialmente para identificação dos ciclos de estudo com acreditação dos seus planos curriculares e conteúdos programáticos das unidades curriculares que evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde. Levantamento de documentos/dados, disponíveis publicamente nos sites oficiais das instituições de ensino superior e Diário da República eletrónico, com posterior reforço de informação complementar, enviada via email, pelas coordenações dos cursos.
Foram identificados 20 ciclos de estudo em fisioterapia, registados na Direção-Geral do Ensino Superior e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Oito apresentavam unidade curricular específica/exclusiva no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde, nove apresentavam o seu ensino de forma integrada noutras unidades curriculares e outros três não apresentavam o seu ensino de modo formal em nenhuma unidade curricular.
Constatou-se ainda uma disparidade em relação ao número de horas, às componentes, ao semestre/ano, ao número de ECTS (European Credit Transfer System), e mesmo em relação ao nome atribuído à unidade curricular.

Biografias Autor

Leonor Almeida Santos

Doutoranda em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, linha de investigação em Comunicação em Saúde, na Faculdade de Ciências da Saúde/Universidade Fernando Pessoa.
Fisioterapeuta na Clínica Pedagógica – Escola Superior de Saúde/IPP. Bacharel e licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; pós-graduada em Gestão em Cuidados de Saúde pela Universidade Fernando Pessoa.

Rute F. Meneses

Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/I3ID/Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa. Licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto.

Germano Couto, Universidade Fernando Pessoa

Professor Associado na Escola Superior de Saúde-Fernando Pessoa/I3ID da Universidade Fernando Pessoa; Investigador CINTESIS. Mestre e Doutor em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Santos, L. A. ., Meneses, R. F., & Couto, G. . (2022). Competências de Comunicação na Formação Pré-Graduada de Estudantes de Fisioterapia: Análise Comparativa Documental. E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4753

Edição

Secção

Artigos