Globalization of Consumption, Lifestyles And 'Viral Society'
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4223Mots-clés :
globalização do consumo, sociedade viral, consumo viral, estilos de vida virais, fluxos de conhecimentoRésumé
O presente texto debate o processo central da globalização do consumo de produtos e serviços, e a sua influência nos estilos de vida dos agentes sociais. Por exemplo, consumo de bebidas, alimentação, informação e bens ou serviços de centros comerciais. Alguns dos fenómenos associados ou decorrentes do consumo global são os seguintes: o pós-salariado (ou pós-salariato), o hiperconsumo, o hipoconsumo, os consumos hegemónico e contra-hegemónico, a cidadania do consumo, a polifonia do consumo, as armadilhas do consumo e os recentes ‘consumo viral’ e ‘estilo de vida viral’ originados na pandemia do Covid-19. Esta nova situação de crise sanitária e social gera resistências anti pandémicas. Uma destas estratégias de resistência ocorre no quadro do consumo de informação que, entre outras atividades, tem aumentado exponencialmente no ciberespaço e no cibertempo, devido à pressão social exercida pelo Corona vírus. Numa tal perspetiva, assiste-se hoje à transformação do consumo ora insuficiente ora inflacionado de informação sobre o Covid 19, em conhecimento mais profundo, pertinente e útil sobre esta pandemia.
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