O Papel da Interculturalidade na Internacionalização das Start-Ups: O Caso do Programa de Aceleração Virtual do Eligent Club
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.v3i9.4217Mots-clés :
Empreendedorismo, Interculturalidade, Internacionalização, Start-up, Aceleração VirtualRésumé
Este artigo foca o empreendedorismo, em particular as start-ups e a necessidade emergente que elas têm de se internacionalizar logo no momento em que são criadas ou pouco tempo depois. Só assim elas poderão garantir a sua sobrevivência e alcançar a escalabilidade necessária para crescer rapidamente e entrar em novos mercados atuando globalmente. Existem várias barreiras num processo de internacionalização, tais como a língua e a cultura, e em consequência, criar uma relação comercial eficaz e duradoura é uma tarefa difícil de empreender, iremos por isso evidenciar o tema da interculturalidade e o seu papel fundamental no processo. Por fim, abordamos o Eligent Club, a sua origem e desenvolvimento desde a sua criação, o seu papel no apoio às start-ups atuando como facilitador, proporcionando acesso a oportunidades internacionais, benéficas tanto para a economia local como global, nomeadamente projetos internacionais, parceiros, académicos, especialistas e investidores. Analisaremos em detalhe, o caso do programa de aceleração virtual do Eligent Club, um programa que se adequa à realidade em que vivemos atualmente de transformação digital dos negócios, movimento em aceleração, em consequência COVID-19, mas que certamente se adequará também no período pós-pandemia. Sendo os programas virtuais de aceleração, iniciativas recentes, realçamos as suas vantagens, mas também os diversos desafios que lhe estão associados.
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