Sob Céus Vermelhos, de Karoline Kan

Auteurs

  • João de Mancelos Universidade da Beira Interior

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4211

Mots-clés :

China, cultura, mudança, alteridade, ensaio biográfico

Résumé

Sob Céus Vermelhos, de Karoline Kan, uma jornalista do New York Times, apresenta um retrato da China como provavelmente nunca a concebemos. A autora percorre décadas de mudança, mostrando o seu país a transitar de uma economia rural para a indústria da eletrónica; do campo para as gigantescas urbes; da fidelidade cega ao comunismo de inspiração maoista para uma hesitante abertura ao capitalismo. O texto afasta-se do discurso científico, normalmente circunscrito à história coletiva e escoradopela frieza das estatísticas. Em vez disso, Kan opta por um registo vivo, descrevendoepisódios — ora traumáticos, ora humorísticos — da sua vida. Combina estas experiências pessoais com relatos produzidos por três gerações de familiares, que sofreram a distopia chinesa.

Biographie de l'auteur

João de Mancelos, Universidade da Beira Interior

Licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses (Universidade de Aveiro, 1992), mestre em Estudos AngloAmericanos (Universidade de Coimbra, 1996), doutorado em Literatura Norte-Americana (Universidade Católica Portuguesa, 2003), pós-doutorado em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro, 2012), agregado em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro, 2015). Docente na Licenciatura e Mestrado em Cinema daUniversidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal). Autor de obras de ensaio, poesia e conto.

Téléchargements

Publiée

2021-07-20

Comment citer

Mancelos, J. de . (2021). Sob Céus Vermelhos, de Karoline Kan . E- Revista De Estudos Interculturais , 2(9, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4211

Numéro

Rubrique

Recensões