Sarah Kane e Purificados: A Projeção de Uma Vida no Palco

Auteurs

  • Yana Baryshnikova Marques ISCAP-P.PORTO
  • Maria Filomena Louro UMinho

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4210

Mots-clés :

Sarah Kane, Purificados, in-yer-face theatre, teatro contemporâneo

Résumé

Neste artigo analisaremos a peça teatral Purificados da dramaturga inglesa Sarah Kane, bem como a sua vida pessoal que entrecruza com as personagens no palco. O espetáculo apresenta histórias distintas de seis vítimas e de um sádico omnipotente que faz deles os “prisioneiros” de uma instituição. O espaço de encenação lembra um hospital/campus hiper-real com traços de centro de detenção onde os irmãos incestuosos, um casal homossexual, um jovem/utente perturbado e uma dançarina de peep-show tentam sobreviver. A peça levanta problemas de intolerância social e transgeneridade, de violência física e consumo de substâncias nocivas. Numa atmosfera de despiedade os jovens resistem ao castigo, manifestando o afeto pelos seus entes queridos.

Téléchargements

Publiée

2021-07-20

Comment citer

Marques, Y. B. ., & Louro, M. F. . (2021). Sarah Kane e Purificados: A Projeção de Uma Vida no Palco . E- Revista De Estudos Interculturais , 2(9, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4210

Numéro

Rubrique

Vozes da Comunicação Intercultural