A Chegada de Refugiados a Portugal em 2015 – Olhares nas Redes Sociais em Media Portugueses Face à “Crise”
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4155Mots-clés :
Refugiados, representações sociais, media, hostilidade à migração, xenofobiaRésumé
Os conflitos ocorridos no Médio Oriente e Norte de África provocaram a fuga, em número fora do comum, de pessoas com rumo à Europa no ano de 2015. Este fenómeno, que ganhou uma visibilidade acrescida nos media europeus, criou um conjunto de procedimentos e sentimentos antagónicos em relação aos refugiados: solidariedade e humanitarismo por um lado, hostilidade e incompatibilidade por outro. O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais em comentários proferidos num conjunto de notícias acerca da chegada de um grupo de refugiados a Lisboa, partilhadas na rede social do Facebook, por alguns media portugueses. Os resultados indicam que, apesar da manifestação pública de solidariedade com que Portugal é associado, assim como manifestações de solidariedade nas redes sociais dos media, subsiste uma hostilidade em relação aos refugiados, atribuindo-lhe determinados comportamentos com base em interpretações simplistas e estereotipadas
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.