A Abertura da Obra de Arte: Análise de um Ensaio de Umberto Eco
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4153Mots-clés :
Umberto Eco, Obra Aberta, poética, estética da receção, aberturaRésumé
O objetivo deste estudo consiste na análise do ensaio A poética da obra aberta, presente na Obra Aberta de Umberto Eco. Este texto insere-se no âmbito da estética da receção, que assume a perspetiva do leitor e, conforme sugere a sua designação, considera que ele constitui o garante da historicidade das obras literárias. Neste sentido, procuramos ilustrar, através da reconstituição dos argumentos do texto aliada ao estudo de obras de referência, os contributos da estética da receção para a reflexão sobre a história da literatura. Na primeira parte explicitamos o conceito de “abertura” e “ambiguidade” de uma obra, dentro da qual esta pode remeter para uma multiplicidade de significados. Seguidamente refletimos sobre a relação entre a obra e o sujeito que a frui esteticamente, sublinhando os mecanismos de cooperação textual e as competências do leitor. Concluiu-se que este ensaio de Eco institui uma nova dialética
entre a obra e o intérprete, sendo que abertura pode ser definida como a condição de toda a fruição estética, configurando múltiplas possibilidades interpretativas.
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