The Englishnization of Business: challenges and strategies
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4062Mots-clés :
Linguagem Empresarial, Inglês Como Lingua Franca Para Negócios, Inglesização, Estratégia LinguísticaRésumé
No ambiente empresarial global, as empresas competem e cooperam num mercado comum, adotando frequentemente uma linguagem de comunicação comum. A utilização do inglês como língua franca de negócios (BELF) em empresas multinacionais e multiculturais já não é, portanto, uma novidade. Algumas empresas levam-na ainda mais longe, prosseguindo até à inglesização, implementando propositadamente a utilização do inglês como única língua em todos os domínios da comunicação e operações comerciais. A decisão de mudar as interações para uma língua específica de escolha pode facilitar a comunicação, mas também apresenta novos desafios para os utilizadores, devido aos diferentes contextos culturais e linguísticos. Este estudo qualitativo descritivo analisa quatro relatórios de implementação do inglês como língua comercial comum: uma organização empresarial na Europa Central, duas fusões empresariais na Escandinávia, e o caso de uma empresa retalhista em linha no Japão, a fim de identificar as principais dificuldades encontradas durante o processo. Com base nestes estudos de caso, o documento também resume uma série de ferramentas e estratégias recomendadas para mitigar e ultrapassar os obstáculos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.