Midnight Expressas a Product of Hollywood Orientalism

Auteurs

  • Goksu Akkan Blanquerna –Universitat Ramon Llull

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4044

Mots-clés :

Estudos Cinematográficos, Edward Said, Ocidentalismo, Representação

Résumé

O conceito de orientalismo tem sido uma questão recorrente nos estudos cinematográficos, seja a (má)representação de grupos minoritários em Hollywood, ou de pessoas brancas de personagens a cores em remakes de filmes do 'Oriente', ou através de uma omissão completa de representação destas personagens. A ideologia é um grande aspeto na formação dos pontos de vista das massas, e à medida que se tornam mais incorporados em dispositivos culturais como os filmes, quanto mais suavemente se desdobram e mais problemáticos se tornam. Em termos foucaultianos, o conhecimento sobre o Oriente é produzido através de filmes feitos pelo Ocidente, e graças ao seu capital infinito e amplas redes de distribuição, o Ocidente, particularmente a América, é muito mais bem sucedido em manter um domínio transcultural através desta estrutura de poder/conhecimento.

Este artigo visa desconstruir os motivos por detrás do filme de Oliver Stone & Alan Parker de 1978, Midnight Express, em termos de colocar a Turquia e o povo turco na posição oriental e colocar os personagens ocidentais e brancos nas posições epistemológicas ocidentais. Algumas das questões abordadas neste artigo incluem "Como funciona o Orientalismo no contexto dos Estudos Fílmicos? Será que Gaze concede um olhar monolítico e unidirecional para o Oriente em vez do Ocidente? Como é que o slogan "baseado numa história verdadeira" serve como tática de marketing a fim de aumentar o "horror" de estar preso numa prisão turca, enquanto os factos reais eram diferentes dos factos representados no filme? Que efeitos têm estas deturpações?

Téléchargements

Publiée

2021-06-17

Comment citer

Akkan, G. (2021). Midnight Expressas a Product of Hollywood Orientalism. E- Revista De Estudos Interculturais , (6). https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4044

Numéro

Rubrique

Artigos