Informal Networks Portugal-Brazil: Braspor Network and Cooperation Across Disciplines
DOI :
https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3977Mots-clés :
Rede BRASPOR, Ciências Naturais E Sociais, SustentabilidadeRésumé
A Rede BRASPOR foi criada em 2011 no Porto como uma rede aberta informal de investigadores portugueses e brasileiros que trabalham sobre sistemas costeiros. O seu objetivo é estimular a colaboração entre cientistas de diferentes áreas de base para desenvolver abordagens mais holísticas tanto para o Homem como para o Ambiente e as suas relações envolvidas. A Rede funciona como um fórum de discussão que permite aos investigadores partilhar os seus resultados e melhorá-los com base em críticas construtivas. Também potencia a formação de equipas de investigação transnacionais e interdisciplinares que trabalham sobre os mesmos temas em ambos os lados do Atlântico. Os benefícios desta interação complementar propiciam o desenvolvimento de novos projetos de investigação, a angariação de fundos para os apoiar e a divulgação do conhecimento científico não só no seio do meio académico, mas também para o público em geral. Nesta apresentação, em primeiro lugar, falaremos da criação, dos objetivos, da evolução e dos resultados da Rede BRASPOR nos últimos cinco anos. Referindo também os seus desafios para o futuro, uma vez que os seus membros têm opiniões diferentes sobre o que a rede deve ser e realizar. Em segundo lugar, iremos apontar a relevância do diálogo entre as ciências naturais e as ciências sociais para melhor compreender a complexidade de certos fenómenos, tais como as questões ambientais e de sustentabilidade. Com base nas discussões de um historiador e de um geólogo, iremos expor a importância de ligar a História Ambiental a outras disciplinas, como a Geologia, Climatologia e Biologia, para alcançar um conhecimento mais profundo sobre o impacto das atividades humanas nas linhas costeiras numa perspetiva dialética e histórica. Centrar-nos-emos na forma como estes esforços conjuntos podem oferecer novas abordagens sobre os riscos presentes e futuros relativos à presença humana nas costas, a fim de elaborar medidas de adaptação e mitigação e de conseguir a participação efetiva dos cidadãos nas decisões.
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