A Internacionalização do Ensino Superior em Moçambique: O Caso da Universidade Pedagógica

Auteurs

  • Albino Chavale Universidade Pedagógica, Moçambique

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3969

Mots-clés :

Ensino Superior, Universidade Pedagógica, Moçambique

Résumé

As universidades do mundo atual são caracterizadas por uma tendência cada vez mais crescente de globalização e elevados índices de mobilidade. Contrariamente àquele passado relativamente recente em que cidadãos de países menos desenvolvidos, da “periferia”, em África, Ásia e América do Sul, se deslocam para os espaços mais industrializados do mundo, especialmente da Europa do Leste, onde procuram obter conhecimento em várias áreas do saber. Nos últimos anos tem-se verificado também um movimento no sentido contrário e noutras direções; movimentos no sentido sul-norte e norte-sul. Novos paradigmas? As universidades do mundo estão cada vez mais conscientes da importância da internacionalização, de tal forma que um dos principais veículos deste processo e para a atração de estudantes estrangeiros é a oferta de cursos em língua inglesa. O caso de Moçambique ilustra que a língua inglesa não é o único veículo da internacionalização. A Universidade Pedagógica (UP), nos últimos anos não tem estado alheia a este processo. De facto, constitui uma diretiva institucional, internacionalizar os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Pedagógica. Em 2008, com a introdução de cursos de mestrado na UP, a internacionalização tem sido marcadamente acentuada através da criação de parcerias internacionais e do processo de mobilidade docente e discente. É nesse sentido, que a Universidade Pedagógica tem estado a receber estudantes oriundos, por exemplo, do Vietname, da Tanzânia, Angola, Alemanha e Namíbia, só para mencionar alguns exemplos. O mais interessante, neste processo, é que a internacionalização, no caso de Moçambique é processada por meio da língua portuguesa.

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Publiée

2021-06-16

Comment citer

Chavale, A. . (2021). A Internacionalização do Ensino Superior em Moçambique: O Caso da Universidade Pedagógica. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3969

Numéro

Rubrique

“Of Silk, Sugar And Spices – New Directions In East-West Cooperation”