Avaliação em Educação – Que Desafios? Reflexões e Prospecções Procurando a Qualidade

Auteurs

  • Edgar Manuel Ribeiro Lamas Universidade Metodista Unida de Moçambique

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3949

Mots-clés :

Avaliação, Processo Educativo, Aprimoramento das aprendizagens, Qualidade

Résumé

Neste artigo, começo por questionar-me sobre o que é a avaliação, qual o seu contributo para o mundo da educação, partindo da leitura de alguns teóricos e estudiosos que têm vindo a debruçar-se sobre esta temática / problemática. Num segundo momento, confronto-me com experiências vivenciadas ao longo da minha história de vida pessoal/profissional, para, uma vez retratadas/estudadas/avaliadas, desencadear uma interacção com as teorias convocadas. O questionamento é orientado no sentido de identificar e compreender a avaliação em termos da de estratégias a implementar a nível institucional e de vias a abrir para o sucesso escolar / académico. Estão, pois, em causa, as condições institucionais que viabilizam o processo de ensino, o processo que ao professor cabe organizar para criar condições para o aprimoramento das aprendizagens dos estudantes. A teoria é abordada; dois estudos de caso em tempos e contextos diferentes são focalizados – narrados/estudados/avaliados; a dialéctica é estabelecida – questionando a(s) praxis pela(s) teoria(s) convocadas; surge, então, em consequência, a oportunidade das reflexões e prospecções, para um novo tempo e num contexto outro, sempre orientadas para uma acção/avaliação que leve ao aprimoramento das aprendizagens.

Téléchargements

Publiée

2021-06-16

Comment citer

Lamas , E. M. R. . (2021). Avaliação em Educação – Que Desafios? Reflexões e Prospecções Procurando a Qualidade. E- Revista De Estudos Interculturais , (4). https://doi.org/10.34630/erei.vi4.3949

Numéro

Rubrique

Artigos